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Exposição · de 20 de maio a 27 de agosto de 2006
Galeria 2 · 2 Euros

Kees Goudzwaard


Klein vanitas, 1996
Óleo sobre tela 100 x 75 cm
Cortesia Zeno X Gallery, Antuérpia
Fotografia: Edwin Westhoff

Jornal da exposição (pdf)

Visitas guiadas com o curador
22 de Junho, às 18h30 e 16 de Julho, às 16h00

Visitas guiadas todos os Domingos às 16H00.
Disponibilizamos gratuitamente guias audio para acompanhamento da visita à exposição.

Esta exposição desvenda a obra muito singular e obsessiva de Kees Goudzwaard (Utrecht, 1958), pintor holandês que, até recentemente, permaneceu praticamente desconhecido, mesmo no seu país de origem.

As pinturas de Kees Goudzwaard parecem filiar-se directamente na pintura modernista, parecem deter-se na exploração da natureza bidimensional do plano, referidas unicamente a si próprias. No entanto, Kees Goudzwaard introduz, no cerne do seu processo de trabalho, a questão do mimetismo. As suas pinturas aproximam-se, de forma desconcertante, da tradição multi-secular do trompe l’oeil. Num primeiro momento, o artista projecta as suas composições usando folhas de cartolina e acetato de diferentes cores e fita adesiva. Numa fase seguinte, de forma lenta e meticulosa, mas com a margem de improvisação necessária no processo de pintura, transpõe estes modelos à escala 1:1 para a tela. Poderemos assim falar, jogando com dois termos aparentemente contraditórios, de uma abstracção realista.

Kees Goudzwaard e ROMA Publications colaboraram anteriormente em diversas ocasiões. Depois de em 2004 ter publicado um catálogo reunindo pinturas de Kees Goudzwaard feitas desde meados dos anos de 1990, ROMA Publications colabora agora com o artista e a Culturgest na concepção e publicação do catálogo desta exposição. No ano passado, Kees Goudzwaard realizou uma exposição no S.M.A.K. de Gent e participou na exposição New Accents in Contemporary Dutch and Flemish Art, no Kunst Museum Palast em Dusseldorf. O artista é representado pela Galeria Zeno X de Antuérpia.

 

Curador
Miguel Wandschneider

 

This exhibition unveils the singular and obsessive work of Dutch painter Kees Goudzwaard (Utrech, 1958), who until recently had remained a virtual unknown even in its own country.
Kees Goudzwaard’s paintings seem to be directly affiliated with modernist painting, exploring the bi-dimensional nature of the plane and remaining self-referential. However, at the core of his working process, Kees Goudzwaard introduces the issue of mimetism and his paintings come disconcertingly close to the age-old tradition of trompe l’oeil painting. In the first stage, the artist projects his compositions using opaque or translucent sheets of different colors and adhesive tape. In the following stage, he slowly and meticulously transposes these models to the canvas on a scale of 1:1, yet allowing for a margin of improvisation necessary in the painting process. In a word play that juggles seemingly contradictory terms, we can speak of realist abstraction.