Arquivo


ópera21, 22, 23, 26, 27 e 28 de dezembro de 2006
21h30 (dias 21, 22 e 27) · 18h30 (dias 23, 26 e 28) · Grande Auditório · Duração 1h30
18 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

Pollicino
(O Pequeno Polegar)
de Hans Werner Henze


Desenhos da Cenografia de Pedro Proença

 

Bilhetes à venda
Culturgest
Fnac
lojas Abreu
www.ticketline.pt
Reservas
707 234 234

Pollicino é uma obra criada em condições invulgares por Hans Werner Henze, em 1980, durante um dos “Cantieri Internazionale d’Arte”, um Festival de Artes que o compositor criara em 1976 na pequena cidade toscana de Montepulciano em resultado da sua militância política de esquerda. Mais tarde, o compositor diria “Eu esperava que a música pudesse melhorar o nivel económico e social da comunidade e poderia, em última análise, contribuir para transformar uma cidade num local mais vivo e mais agradável para os seus residentes e para os visitantes”.

“Maestro, porque é que não escreve uma ópera para nós?” perguntou uma das crianças envolvidas num Concerto do Festival.

Henze conta que viu de imediato o projecto desenhar-se à sua frente: um conto de fadas bem conhecido interpretado por aquelas crianças. Assim nasceu Pollicino
(O Pequeno Polegar)
uma ópera onde mesmo os papéis de adultos foram cantados por amadores locais e onde a participação das crianças e jovens se estendeu à própria orquestra. Conta o produtor de então que à medida que as cenas iam aparecendo o número de instrumentos ia aumentando e, por isso, ele tinha de ir à procura de mais crianças para tocarem: desde as várias flautas de bisel até os diversos instrumentos de percussão.

A participação da população nos projectos e a sua respectiva partilha com a comunidade artística transformou os “Cantieri” de Montepulciano num evento original que ultrapassa, em muito, a ideia de um simples festival de música.

Gostaríamos que o espírito do projecto original estivesse presente na produção de estreia desta obra em Portugal, envolvendo os jovens participantes com os músicos, actores, cantores e técnicos profissionais na descoberta do mundo da ópera. Estamos certos de que o público partilhará também dessa cumplicidade.

 

Ficha Técnica
Estreia em Portugal da única ópera infantil de Hans Werner Henze
em co-produção com o
Teatro Nacional de São Carlos.
Direcção Musical
João Paulo Santos
Versão portuguesa e Encenação
Eugénio Sena
Cenografia e Figurinos
Pedro Proença
Desenho de luz
Horácio Fernandes
Interpretação
Ana Brandão (Mãe de Pollicino), Luis Miguel Cintra (Ogre), Sílvia Filipe (Mulher do Ogre), Mário Redondo (Pai de Pollicino) e cerca de 40 crianças e jovens
Elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa

 

Composer Hans Werner Henze wrote Pollicino in 1980, as a result of his left-wing political militancy. “I hoped the music would improve the social and economical standard of the community and ultimately turn the town into a livelier, nicer place for both dwellers and visitors”. In this opera, all the parts were played by local amateurs, including adult roles and orchestra musicians. The way in which the local population takes part in and shares projects with the artistic community has transformed the Montepulciano “Cantieri” into a unique event that transcends by far a regular music festival. In this Portuguese première of Pollicino we would like to keep the original spirit of the project allowing the young participants to be part of the professional world of Opera.

apoios