Mystery of the Black Square, 1995.
Fotografia a cores. 160 x 140 cm.
Fotografia: Andres Serrano
Jornal
de Exposição (pdf)
Conversa com Irwin, Galeria 1
Seguida de apresentação do livro East Art Map:
Contemporary Art
and Eastern Europe, London: Afterall, 2006
Sábado, 2 de Junho, 16h00
Visita guiada com Rosana Sancin
Sábado, 9 de Junho, 17h00
Visitas guiadas gerais
Domingos, 3 de Junho, 1 de Julho, 5 de Agosto e 2 de Setembro, 17h00 |
|
O grupo Irwin foi fundado
em Ljubliana, na Eslovénia, em 1983, sendo constituído
por Dušan Mandic
, Miran Mohar, Andrej Savski, Roman
Uranjek e Borut Vogelnik. Integra, desde 1984, o movimento NSK (Neue
Slowenische Kunst), ao qual também está filiado o
conhecido grupo de música esloveno Laibach.
Irwin tem vindo a trabalhar com diferentes media, da pintura
à arte pública, das obras escultóricas e instalações
às publicações. Definindo o “princípio
retro” (“retroprincip”) como matriz reguladora
do seu processo de trabalho, o grupo utiliza e combina diferentes
motivos e símbolos dos campos da política e da arte
para submeter o seu significado e conteúdo históricos,
assim como as ideologias que lhes estão subjacentes, a um
questionamento crítico. A construção e reconstrução
da história da arte na (e a partir da) Europa de Leste constituem
uma problemática central no trabalho de Irwin.
Esta exposição propõe uma compreensão
do universo e das estratégias do grupo através de
cinco peças fundamentais de diferentes períodos da
sua actividade. Um vasto núcleo de documentação
permite aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a praxis
do grupo e o contexto histórico (artístico e político)
em que esta se inscreve.
Curadoria:
Rosana Sancin
The Irwin group was founded in Ljubljana, Slovenia,
in 1983 and comprises Dušan Mandic
, Miran Mohar, Andrej
Savski, Roman Uranjek and Borut Vogelnik. Since 1984 it has been
part of the NSK (Neue Slowenische Kunst) movement, which also includes
the music group Laibach.
Irwin has been working with a range of media. Its working process
is governed by the “retro principle”, taking artistic
and political motifs and symbols and critiquing their historical
meaning and contents, with a particular focus on the history of
Eastern European art.
Five key pieces provide an overview of Irwin’s work from different
periods. Additional documents also shed light on the group and its
historical context.
Apoio
|