Reposição de uma das peças emblemáticas da Dança Contemporânea Francesa dos anos 80, que correu mundo na versão filmada e que a Culturgest apresenta ao vivo pela primeira vez em Portugal.
“Em 1985, Anne Frémy convida vários artistas a deslocarem as suas ferramentas e processos de criação para dentro de água e alguns bailarinos encontram-se na piscina de Vincennes para momentos subaquáticos.
Em 1986 a companhia Astrakan é recebida em residência em Angers, em torno de um projecto que marcará uma época, e trabalha durante três meses na piscina Jean-Bouin na criação de Waterproof. Período singular da dança contemporânea francesa, que se apropria dos lugares públicos e os transforma em lugares de representação.
A propósito dos 20 anos desta produção e por proposta de Pascale Henrot, directora do festival Paris Quartier d’Eté, decidi recriar esta peça. Contactei os intérpretes da versão original e convidei outros bailarinos a participarem no projecto.
Trabalhar intensamente em meio aquático leva a experimentar campos pouco habituais e à descoberta de uma outra utilização dos sentidos, de um outro movimento. Retomar esta criação – singular no meu percurso – é um regresso a essas e à imensidão de outras experiências conduzidas pela dança contemporânea; é recordar as apostas deste movimento.
Waterproof é uma peça de sonoridades guerreiras, de luta, de combate, aqui com o elemento líquido, uma maneira de respirar, de sorver o ar, de conduzir o movimento. Poucos viram esta produção, muitos conhecem o filme. Regresso ao presente, 20 anos mais tarde.”
daniel larrieu
Ficha Técnica
Conceito Daniel Larrieu
Estreia piscina Jean-Bouin, Angers, a 25 de Março de 1986
Reposição piscina Jean-Bouin, Angers, a 21 de Junho de 2006
Versão 2006:
Coreografia Daniel Larrieu
Intérpretes Jérôme Andrieu, Dominique Brunet, Alain Buffard, Didier Chauvin, Mié Coquempot, Agnès Coutard, Claude Frémy, Christophe Ives, Bertrand Lombard, Michel Reilhac
Assistente Fanny de Chaillé
Luzes Françoise Michel
Partitura sonora Jean-Jacques Palix, Eve Couturier
Direcção e realização vídeo Sophie Laly
Direcção técnica Christophe Poux
Realização vídeo 86 Jean-Louis Letacon
Assistido por Luc Riolon
Filmagem subaquática Henri Alliet
Montagem Catherine Rees et Luc Riolon
Produção Astrakan
Co-produção e residência CNDC/Centre national de danse contemporaine Angers em parceria com o festival Paris Quartier d’Eté, a Cidade de Angers, l’Espace 1789 e a Cidade de Saint-Ouen, o Conseil Général de Seine St Denis.
Com apoio da ADAMI, que administra os direitos dos artistas-intérpretes (actores, cantores, músicos, maestros, bailarinos…) e consagra uma parte dos direitos recebidos ao apoio à criação, à difusão e à formação.
French contemporary dance from the 1980s, already a film and now presented live by Culturgest for the first time in Portugal.
In 1985, Anne Frémy invited artists to Vincennes to dance underwater. In 1986, the Astrakan company worked for three months in the Jean-Bouin pool in Angers to create Waterproof.
20 years on, Pascale Henrot, director of the Paris Quartier d’Eté festival, decided to recreate the performance. Working in water leads to unusual forms of movement. Larrieu sees this recreation as a return to those and other experiences created by contemporary dance.
Waterproof has the ring of combat in a watery environment. Many know the film; few have seen the production. Now they can.
apoios
|