Arquivo


Conversas · Quintas-feiras 3, 17, 24 e 31 de Janeiro de 2008
18h30 · Pequeno Auditório e Sala 2· Duração 2h00

Ciclo de conversas em torno da exposição Museus do Século XXI 


UN Studio, Ben van Berkel / Caroline Bos. Museus Mercedes-Benz, Estugarda, Alemanha, 2002-2006,
Vista da auto-estrada (simulação por computador), 2005 © UN Studio

Folhas de Sala (pdf)
3 de Janeiro
17 de Janeiro
24 de Janeiro
31 de Janeiro

Classificação: M/12

O que é um museu dos (e nos) dias de hoje? Passaram mais de dois séculos sobre a abertura dos museus como forma de disponibilizar os tesouros patrimoniais ao povo. Ultrapassada está também a ideia de museu como espaço de confinamento (Foucault) e legitimação dos objectos. Aquilo que amenizou a crítica à deificação deste espaço trouxe também a “nostalgia da universalidade da arte” (Michaud) e abriu espaço para a sua adaptação em “hipermercado da Cultura” (Baudrillard).
Da negação à apologia, os artistas estabelecem hoje uma ligação consciente e voluntária, são alvo de encomendas e criam objectos especificamente para o espaço museal. Mas é o museu um espaço expositivo neutro?
O museu tornou-se também mais próximo do visitante, conceberam-se na própria estrutura arquitectónica espaços para alimentação, compras ou investigação. Será a experiência do objecto o principal motivo da visita?
Considerada um dos maiores desafios arquitectónicos, a concepção de um museu pode invocar o espaço envolvente, estar condicionada a um edifício pré-existente ou constituir oportunidade para a criação de espaços alternativos e surpreendentes merecedores de maior atenção por parte dos públicos do que o próprio conteúdo acolhido. Pode o conceito arquitectónico sobrepor-se à funcionalidade do museu?
Qual a função dos museus na actualidade? Como olhamos para eles? Como os utilizamos?
Neste ciclo, esperamos pensar estas e outras questões, na companhia de arquitectos, comissários, jornalistas, críticos e outros frequentadores de museus.

3 de Janeiro
Para onde vai o museu de arte contemporânea?
Raquel Henriques da Silva, João Pinharanda, Ricardo Nicolau (moderador)

17 de Janeiro
O museu visto por quem o desenha
Arquitectos Aires Mateus, Pedro Pacheco, Margarida Veiga (moderadora)

24 de Janeiro
Conceito arquitectónico e conceito expositivo. Harmonia ou conflito?
João Fernandes, Jean-François Chougnet, Delfim Sardo (moderador)

31 de Janeiro
O museu visto por quem o usa
Anísio Franco, Ana Gonçalves, Sara Barriga (moderadora)

What is a museum today? They have been around for over two centuries, moving on from Foucault’s idea of places of confinement to become cultural hypermarkets. Nowadays they are closer to visitors, and incorporate restaurants, shops and research areas. Designing a museum is seen as one of the great architectural challenges, whether it invokes its surroundings, adapts an existing building, or generates greater public interest than the exhibits it contains.
What role do museums have today? How do we see them? How do we use them?
This series aims to look at these and other questions, in the company of architects, critics and other museum-goers.