COMPETIÇÃO INTERNACIONAL, INVESTIGAÇÕES, COMPETIÇÃO NACIONAL,
RISCOS E ENSAIOS, HOMENAGEM A FREDERICK WISEMAN, MADE IN CHINA,
DIÁRIOS FILMADOS E AUTO-RETRATOS, CURTAS POLACAS E SESSÕES ESPECIAIS
A presença massiva do documentário nos grandes festivais internacionais (Cannes, Veneza, Berlim, Sundance) nos últimos anos revela algo sobre o renascimento desta forma de expressão e sobre uma mudança global nos hábitos de ver cinema.
Em Portugal, o doclisboa é o ponto de encontro incontornável deste género.
Além de ter já conquistado um público expressivo (cerca de 33 mil espectadores em 2007), o doclisboa é hoje reconhecido internacionalmente como um dos maiores festivais de cinema documental. Críticos da Vertigo, da Dox ou dos Cahiers du Cinema são unânimes no apreço pela programação, pela capacidade de reflexão e pelo ambiente do festival.
Na última edição, o doclisboa abriu com a estreia europeia de Taxi to the Dark Side, que poucos meses mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor documentário.
O convidado de honra em 2008 é uma referência absoluta, um monstro do cinema e, para muitos, o maior cineasta vivo do género: Frederick Wiseman. O grande mestre – que dedicou a vida a retratar as instituições e a sociedade americana – discutirá em Lisboa dez dos seus filmes e fará uma master class, respondendo às perguntas do público.
Este ano vamos mergulhar na China de hoje, através das obras dos maiores documentaristas chineses. A Polónia e Moçambique serão outros países em destaque. Como sempre, podemos viajar aos quatro cantos do mundo no doclisboa.
Mas podemos também fazer viagens interiores. A secção Diários Filmados e Autoretratos e a secção Novas Famílias, Novas Identidades permitem-nos descobrir territórios íntimos e fascinantes tanto no campo da psicologia, como da sociedade.
Como todos os anos, as três secções competitivas do festival serão a montra do melhor documentário que se faz no mundo e em Portugal. Cada obra representa um olhar subjectivo e de autor sobre a realidade.
www.doclisboa.org
doclisboa@doclisboa.org
Documentaries have seen a huge renaissance in the cinema in recent years. Doclisboa is Portugal’s showcase for such films, and is recognized as one of the leading international documentary film festivals. Last year it premiered Taxi to the Dark Side in Europe, which went on to win the Oscar for best documentary.
2008’s guest of honour is one of the greatest living documentarists: Frederick Wiseman. He will discuss ten of his films and hold a master class.
This year will focus on China, Poland and Mozambique, as well as looking at social issues in Portugal.
There are also three competition sections showing off the best of global and Portuguese documentaries.
|