Há mais de 400 anos que a ópera lírica mantém uma extraordinária vitalidade e representa talvez hoje a verdadeira koinè artística e cultural da Europa, uma koinè artística que soube difundir-se para lá dos confins do velho continente. É interessante observar como o espectáculo lírico, nascido na magnificência da corte renascentista italiana no fim do século XVI, se foi progressivamente adaptando às mais diveras realidades económicas e sociais, mantendo inalterada através dos séculos a sua capacidade expressiva e a pluralidade de sentidos da sua valência simbólica. Durante os quatro encontros de Janeiro procurar-se-á entrar mais detalhadamente nos vários significados que a opera in musica assumiu no curso da sua vida já plurisecular: a história das diferentes formas de espectáculo, a história das transformações das fontes literárias nos diversos libretos de ópera, os artifícios dramatúrgicos específicos com os quais a ópera sabe contar a história e, enfim, a história do seu sistema produtivo. Esta última, uma história ligada ao paradoxo do teatro lírico, uma forma de espectáculo que por definição nunca foi auto-suficiente de um ponto de vista económico-financeiro, mas que apesar disso atravessou quatro séculos de história europeia, uma história também muito dramática, mantendo inalterada a sua força expressiva.
Paolo Pinamonti (1958) é professor de Elementos de História do Concertismo e de História da Música Contemporânea na Universidade Ca’Foscari de Veneza. A par do trabalho científico, desenvolveu actividade no campo da organização artística. De 1997 a 2000 foi Director Artístico do Teatro la Fenice de Veneza e de 2001 a 2007 foi Director do Teatro Nacional de São Carlos. Desde 2007 é Director Artístico do Festival Mozart na Corunha, Galiza.
6 de Janeiro
A ópera na história
13 de Janeiro
Do teatro da palavra, das novelas, até aos libretos de ópera
20 de Janeiro
Como a ópera sabe contar histórias
27 de Janeiro
O empresário em angústias
Lyric opera has existed for over 400 years. From the Italian Renaissance court it has adapted to new economic and social realities to reach every corner of Europe. These four talks in January will look at opera over the centuries: the history of its different formats, literary sources, story-telling and production (opera has never been financially viable, and yet it survives).
Paolo Pinamonti lectures at Ca’Foscari University in Venice. He was artistic director of La Fenice Theatre in Venice, and until 2007 director of Portugal’s National Opera House – São Carlos. He is now artistic director of the Mozart Festival in La Coruña, Spain.
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