O convite da Culturgest veio acompanhado do pedido de inserir obras do século XX, especialmente, a obra Il ritorno de António Pinho Vargas. Construir um programa que incluísse música de vários séculos tornou-se imediatamente o objectivo a atingir: um programa diferente dos que habitualmente são apresentados. Já o tinha feito aquando da estreia daquela obra em Mafra. Esse recital foi, por todas as razões, muito intenso emocionalmente. A forma desse concerto tinha já sido, para mim, uma curva perfeita. Por isso, conceber outro com o mesmo ponto de partida não ia ser fácil. Construir um programa como uma forma musical onde acrescento os silêncios que passam a fazer parte dessa forma. Mantive duas obras do programa de Mafra: Continuum de Ligeti que seria a última peça a interpretar; depois desta obra, tocar seja o que for é quase impossível. O silêncio final é demasiado intenso... Il ritorno, só poderia ser perto do início. É uma obra com um olhar criativo sobre o cravo e sua história e, ao mesmo tempo, lança-nos para a frente, para outros mundos. Como fazer? Uma mistura de séculos, de obras, e de compositores.
Acabei por escolher um programa de grande exigência: várias obras tecnicamente difíceis e vários contrastes exigindo uma preparação física e mental intensa.
Um concerto é efémero e na minha vida de intérprete já fiz muitos, alguns muito importantes, muito bons, outros nem tanto, é quase indiferente. Não é isso que nos move a continuar.
A vida de um intérprete é como uma chaconne. Os concertos repetem-se…
Ana Mafalda Castro. Fevereiro 2010
Ana Mafalda Castro estudou Piano no Porto e Cravo na Holanda com Glen Wilson, Jacques Ogg e Bob Van Asperen. Para além de uma intensa carreira académica – é actualmente professora nas Escolas Superiores de Música do Porto e de Lisboa e na Academia de Música Antiga de Lisboa –, tem desenvolvido uma relevante carreira artística a solo ou como acompanhadora, tendo tocado com grandes intérpretes de música antiga e participado nos mais importantes Festivais e salas de espectáculo do país e em Espanha, França, Irlanda, Suécia, Bulgária, Macau e México. É fundadora do grupo Udite Amanti, da Orquestra de Música Antiga da ESMAE e co-fundadora da Orquestra Barroca Norte Sul. Gravou dois CD’s e fez ainda várias gravações para a Rádio e a Televisão.
Programa
Karlheinz Stockhausen 1928-2007
Wasserman (Aquarius)
Girolamo Frescolbaldi 1583-1643
Toccata Seconda
António Pinho Vargas 1951
Il ritorno
1. Preludio 2. Fantasia ossessiva
3. Interludio 4. ...ritorno della ossessione...
(pequeno silêncio)
Jean-Henry D’Anglebert 1635-1691
Prélude non mésuré
Armand-Louis Couperin 1727-1789
Allemande
Pancrace Royer 1705-1755
Vertigo
Francesco Geminiani 1687-1762
Amoureusement
Antoine Forqueray 1671-1745
La Portugaise
François Couperin 1668-1733
L’artist
Jean-Philippe Rameau 1683-1764
La triomphante
Claude Balbastre 1724-1799
La Lugeac
Jacques Duphly 1715-1789
Chaconne
Georg Friedrich Haendel 1685-1759
Adagio
(pequeno silêncio)
György Ligeti 1923-2006
Continuum
(Grande Silêncio...)