Arquivo

2010


Luigi Nono’s
stage conceptions,
Poets and Architects
destaque
SIMPÓSIO INTERNACIONAL
TER 23 DE NOVEMBRO
Pequeno Auditório
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio

apoio
apoio
Organização Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e Culturgest

Um dos mais influentes compositores da segunda metade do século XX Luigi Nono foi um músico de vastos interesses e amplos horizontes, não se limitando apenas à prática da música, e permitindo também o desenvolvimento de uma personalidade artística rica e complexa. Partindo de uma concepção da arte na qual ética, estética e política operam simultaneamente, Nono viria a definir um modo específico de fazer música, no qual a independência estética dos artefactos e o seu valor crítico-social não só coexistem como são indissociáveis. Na sua imensa cultura geral Luigi Nono permaneceu sempre aberto e receptivo a outras culturas, outras formas de ver, pensar e ouvir, a outras disciplinas e áreas de conhecimento. Para além do seu campo específico – a música – Nono soube cultivar estimulantes encontros com filósofos, escritores, poetas, pintores, encenadores e arquitectos, estabelecendo uma sumptuosa rede de rizomas artísticos e culturais. Se a compreensão da música de Nono necessariamente implica um estudo aprofundado das suas técnicas compositivas, é igualmente importante situar, identificar e explorar detalhadamente os seus multifacetados interesses e encontros. O presente simpósio internacional propõe-se contribuir para um discurso mais alargado sobre três campos da máxima relevância na obra de Nono: concepções cénicas e colaborações com encenadores, a sua relação com a poesia e com vários poetas, bem como o seu interesse pela Arquitectura.

 

 

PROGRAMA

 

8h30-8h50 Acreditação Registration

 

8h50-9h00 Acolhimento Welcome

 

9h00-10h00 Keynote: Jürg Stenzl

 

POETRY AND MUSIC

Moderador Moderator Mário Vieira de Carvalho

10h00-10h20 Carlo Salzani & Kalliopi Stiga

10h20-10h40 Michelle Agnes & Fernando Lazetta

10h40-11h00 Discussão Discussion

 

11h00-11h30 Pausa para café Coffee-Break

 

SOUND ARCHITECTURES

Moderador Moderator Paulo de Assis

11h30-11h50 Juan Parra Cancino

11h50-12h10 Mieko Kanno

12h10-12h30 Discussão Discussion

 

12h30-14h30 Almoço Lunch

 

14h30-16h00 Keynote: André Richard

 

SCENIC CONTEXTS – DRAMATURGY AND OPERA

Moderador Moderator Paulo Ferreira de Castro

16h00-16h20 Carola Nielinger-Vakil

16h20-16h40 Pedro Boléo

16h40-17h00 Discussão Discussion

 

17h00-17h30 Pausa para café Coffee-Break

 

17h30-18h30 Keynote: Gianmario Borio

 

18h30-19h00 Discussão final Final discussion

 

20h30 Jantar Dinner


QUARTA-FEIRA 24CANCELADO
QUINTA-FEIRA 25CANCELADO
Alteração ao programa decidida pelo CESEM

One of the most important and influential composers of the second half of the 20th century Luigi Nono was a musician of multifaceted interests, restricting himself not only to music and allowing for an artistic personality that went far beyond that of being merely a composer. Luigi Nono was able to develop a conception of art in which aesthetics and politics worked together, in which engaged art and abstract art where not at odds with each other, and in which the independence of artefacts and their social usefulness could coexist at the same time. An artist of vast culture and an insatiable curiosity for knowledge, Luigi Nono was permanently open to other cultures, disciplines and areas of thought. In addition to his musical mastery, he cultivated highly stimulating encounters with philosophers, writers, poets, painters, stage producers and architects creating a sumptuous network of cultural and artistic rhizomes. If a deep understanding of Nono’s music necessarily implies a thorough study of his compositional techniques, it is also equally important, on the other hand, to situate, identify and explore in depth his manifold interests and encounters. This Symposium aims to stimulate a broader discourse on three fields of the utmost relevance within Nono’s oeuvre: scenic conceptions and collaborations with stage producers, his relation to poetry and poets as well as his interest on Architecture.