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Susan Alcorn
Ciclo de concertos comissariado por filho único
destaque
MÚSICA
SEX 2 DE JULHO
Culturgest Porto
22h00 · Dur. aprox.: 1h00 · M12
5 Euros (preço único)

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Bilhetes também à venda na Culturgest Porto – Galeria, na Avenida dos Aliados 104, no horário de funcionamento da galeria até 10 de Abril e no dia do espectáculo, a partir das 19h00, até à hora de início do mesmo.

Susan Alcorn (EUA, 1953) tem um trajecto raro para alguém que, como ela, tenta continuamente transcender as fronteiras da expressão sonora e do léxico musical. Começando por tocar guitarra slide, aquando de um encontro fortuito no início da sua carreira com Muddy Waters, que lhe indicou o instrumento como sendo o adequado para os seus intuitos da época, ia igualmente dividindo o seu tempo no dobro, influenciada por mestres como Josh Graves ou Tut Taylor.
Aos 21 anos toma a decisão de pegar na guitarra pedal steel, um instrumento principalmente conotado com a música country & western em que estava imersa. É nesse universo que se mantém concentrada durante largos anos, como uma cotadíssima música de acompanhamento, onde aprende milhares de temas do cancioneiro sulista norte-americano. Paralelamente, começa um estudo sério de formas extraordinariamente diferentes, dedicando-se a Roberta Flack, Mercedes Sosa, Penderecki, Messiaen, John Coltrane e Ornette Coleman, figuras que começaram a permear-se no seu vocabulário.
É em correspondência com o pianista Paul Bley no final dos anos 1980 que o seu trabalho solista começa a desenhar-se nas formas que conhecemos hoje, quando Bley sugere a Alcorn que esse seria o momento em que devia começar a processar e aglutinar toda essa informação estética, e a desenvolver um discurso próprio concordante com a aprendizagem que vinha fazendo. Estará precisamente aí uma das virtudes preciosas de Susan Alcorn, que a separam – com a excepção dos músicos provenientes do jazz – da vasta maioria dos criativos que habitam as regiões da improvisação, bem como da composição mais livre e longínqua de trâmites académicos. É a abrangência da cultura, técnica e abertura estrutural e lexical de Alcorn, que conhece como poucos a história cada vez mais insular da country, e que se estende até à música contínua de Pauline Oliveros, ao jazz existencialmente mais ambicioso, à música gamelã, à canção libertária sul e centro-americana, à composição contemporânea e inclusivamente à história da própria improvisação.
Em 2007 editou o seu mais recente trabalho a solo, And I Await... The Resurrection of the Pedal Steel Guitar (Olde English Spelling Bee). Um tratado essencial das possibilidades discursivas, tonais, texturais, espaciais e anímicas de um instrumento que, tocado por Alcorn, se revela ser.

Susan Alcorn began playing slide guitar after a chance encounter with Muddy Waters, and also played dobro. At 21 she turned to pedal steel guitar – often regarded as a country & western instrument – and she concentrated on country for many years. As a C&W side musician she was in huge demand, but also took on board a remarkable range of other styles, from Roberta Flack to Coltrane. Acting on the advice of pianist Paul Bley in the 1980s she created the style she performs today. In 2007 she released her latest solo album, And I Await… The Resurrection of the Pedal Steel Guitar.
© 2010 Culturgest