A 5ª edição do Festival Urbano Pedras d´Água – Trabalho com pessoas e lugares, realizado pelo c.e.m. – centro em movimento, faz a sua abertura em 2010 à conversa com investigadores de diversas áreas tornando possível trazer à discussão questões que nos parecem inequivocamente urgentes.
Numa época em que a apropriação das nossas escolhas fundamentais se faz sentir de forma tão intensa, propomos um momento de reflexão conjunta sob os temas Corpo, Arte, Espaço, Cidade e Política, questionando o fazer e o pensar artísticos para além do lugar do artista, e propondo levantar possibilidades de desdobramentos onde a impossibilidade de acção parece prevalecer.
Convidámos Christine Greiner (Comunicação das Artes do Corpo), Graeme Miller (Artes plásticas, encenação, composição), Bragança de Miranda (Ciências da Comunicação) e Helena Katz (Crítica de dança) a partilhar o desassossego das suas investigações com um público alargado que como eles goste de se implicar em interrogações diárias insistentes de quotidianas a existenciais.
O c.e.m. – centro em movimento agradece à Fundação Calouste Gulbenkian que possibilitou a vinda dos investigadores estrangeiros, e à Culturgest por trazer esta conversa a público.
Introdução de Christine Greiner
Arte e política, contextualização no Festival Pedras d’Água 2010, reflexão sobre O Corpo e a Contemporaneidade
Graeme Miller
A Arte, o lugar, a situação
(mostra do vídeo Beheld e outros trabalhos recentes)
José Bragança de Miranda
Arte, Espaço, Corpo e Soberania
Helena Katz
A importância de reoxigenar o pensar e o fazer artístico
(conversa aberta ao público)