Saxofone alto Daniel Carter Contrabaixo
William Parker Bateria Federico Ughi
Trio de músicos sediados em Nova Iorque que se dedica a
uma improvisação alicerçada no território do jazz.
The Dream (2006, 577 Records) foi o primeiro disco que os reuniu
e evidenciou o superior nível de comunicação em que o grupo navega. Com
uma dinâmica de colectivo fluida e pujante, e assente numa congruência
admirável de dinâmicas e registos ao longo do disco, a música produzida
por este trio partilha sem sobranceria História decantada para a contemporaneidade.
O álbum expõe Carter a tocar piano pela primeira vez, num estilo reminiscente
do incontornável Cecil Taylor ou de Dave Burrell, para além de contribuir
com o seu querido arsenal de sopros: trompete, flauta, clarinete e saxofones
alto e tenor. Quanto a Parker escutamo-lo a espraiar-se em incantações
amplas em tuba, para além da sua reconhecível identidade no contrabaixo.
Ughi, por seu lado, afirma-se como um baterista com níveis de energia
evocatórias de um Rashied Ali, do período Interstellar Space
de Coltrane.
Daniel Carter, que iniciou a sua actividade pública em Nova Iorque no
início dos anos 70, é um exímio soprador de fogo, tendo tocado e gravado
com gente como Thurston Moore, Anti-Pop Consortium, Yo La Tengo ou Plastic
Ono Band de Yoko Ono. William Parker dispensa apresentações, iniciou o
seu percurso público no milieu free com gigantes como Bill Dixon,
Don Cherry ou Sunny Murray, tendo depois integrado a Cecil Taylor Unit
de 1980 a 1991 e encetado uma relação duradoura de colaboração com pares
europeus como Peter Brötzmann, Louis Sclavis ou Derek Bailey. É também
um reverenciado teórico e autor com obra publicada, tendo também sido
professor universitário em várias instituições. Ughi, italiano radicado
em Brooklyn, é reconhecido pela sua pertinência melódica em percussão,
abrindo espaço harmónico e métrico ricos para as formações que com ele
contam.
A New York-based jazz trio whose only CD release so
far has been 2006’s The Dream, which showcases their fluid, almost
homeostatic improvisation – history decanted for the modern world.
On the album Carter plays piano for the first time, in a style similar
to Cecil Taylor or Dave Burrell, as well as trumpet, flute, clarinet and
saxophones. Parker plays tuba, plus his more usual double bass, which
he also plays bowed. Ughi’s drumming is as energetic and vital as Rashied
Ali’s during Coltrane’s Interstellar Space period, and he blends perfectly
with Carter. Carter also played previously on Parker’s Painter’s Spring
CD.
The show forms part of a short European tour – the group’s first venture
into Europe.