Robert Johnson (1911-1938) é talvez o músico de blues envolto em mais lendas e mistérios, tanto quanto é reconhecida a sua determinante influência na evolução do estilo e na criação da técnica de guitarra que conduziria ao surgimento do rock contemporâneo. Eric Clapton não hesita mesmo em classificá-lo como «o mais importante de todos os cantores de blues».
Nascido no Mississipi (os seus pais haviam sido escravos) Johnson tornou-se famoso pela sua inovadora técnica de guitarra e pelo talento enquanto compositor. Compreende-se a dimensão da sua influência quando se verifica que, desaparecido apenas com 27 anos, alegadamente envenenado por um marido ciumento, a sua obra gravada inclui apenas 41 temas (em rigor, 29 pois há takes repetidos).
Hootenanny convidou Elijah Wald, autor da que é considerada a mais completa biografia de Johnson, – Escaping the Delta – Robert Johnson and the invention of the Blues – e, por sua sugestão, a palestra que realizará será acompanhada pela projecção do filme de 2008 Cadillac Records, de Darnell Martin, baseado na história da famosa editora discográfica de Chicago Chess Records, determinante na evolução da música afro-americana nos anos 40 a 60 do século passado e que Wald comentará na perspectiva exactamente da influência da herança musical de Johnson.
A lenda da devil’s music está muito ligada a Robert Johnson e Wald dedicou-lhe no seu livro especial atenção, salientando a persistência da lenda do «pacto com o demónio» para adquirir virtuosismo existente em quase todos os universos da música popular.
Orgia is the chronicle of the poor sadomasochistic
petit-bourgeois emotions of two spouses in the heat of a desolate
Easter, of the escape suicide of a wife, lover, slave, of the husbands
devastation upon running into a passing little prostitute, of his
extreme fetishist and transsexual delirium until his suicide by
hanging.
More than a theatre play, Orgia can be defined as a poem
for many voices, or a laic oratorium that expresses Pier Paolo Pasolinis
favourite themes, between lyricism and statement. The crisis in
society is represented through an individual obsession where the
mystery of conceiving children and the problem of personal identity
encounter the obsession for sex, object of guilt and medium for
knowledge. Thus arises the delirium - told, savoured and sectioned
of a sadomasochistic couple, a bloody orgy of words that
finds its own essence in the recognition of diversity.
franco quadri
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