Laureada com o 1º Prémio do 7º Concurso de Violoncelo Rostropovitch em 2001 (primeira russa a ganhar este famosíssimo concurso), prémio revelação das Victoires de la Musique Classique de França em 2005, Tatjana é um fenómeno. Estudou na Rússia e na Alemanha. Tem dado concertos pelo mundo inteiro, com famosas orquestras e prestigiados maestros, tem participado em agrupamentos de câmara com intérpretes como Yuri Bashmet, Gidon Kremer, Maxim Vengerov, Paul Badura-Skoda e muitos outros.
Gravou quatro discos. O primeiro foi distinguido com o Diapason d’Or, o último, em que interpreta a integral das suites para violoncelo solo de J.S. Bach, foi distinguido com um Choc da revista Classica. Toca no violoncelo Vaslin de 1725 de Antonio Stradivarius.
Para o programa desta tarde escolheu duas obras-primas absolutas, a Suite nº 3 de Bach e a Sonata de Kodály e duas curtas obras desconhecidas da maioria do público. Cassado, grande violoncelista, foi um discípulo de Pablo Casals e escreveu várias peças para o seu instrumento, entre as quais esta suite de 3 danças onde se reconhecem influências de Kodály e Ravel. Dutilleux, um dos mais reconhecidos compositores franceses actuais, escreveu estas suas Estrofes a pedido de Rostropovitch e em homenagem ao maestro suíço e mecenas Paul Sacher. Uma grande violoncelista a descobrir, num programa cheio de motivos de interesse.
PROGRAMA
J.S. Bach (1685-1750)
Suite nº 3 em Dó Maior, BWV 1009
Gaspar Cassado (1877-1966)
Suite para violoncelo solo
Henri Dutilleux (1916)
Trois strophes sur le nom de Sacher
Zoltán Kodály (1882-1967)
Sonata para violoncelo solo op. 8