Uma elaborada experiência a partir do conceito das fotografias “antes e depois”, Your brother. Remember? combina vídeos caseiros, excertos de filmes de Hollywood e representação ao vivo. Quando eram crianças, na América rural, Zachary e o seu irmão mais velho Gator adoravam fazer paródias dos seus filmes preferidos, entre os quais se destacavam Kickboxer, opus karateca de Jean-Claude Van Damme, e o duvidoso filme de culto Faces of Death. Depois passaram vinte anos. Afastado da família, Zack regressou à casa onde passou a infância para recriar estes filmes, plano por plano, com a maior precisão possível – mas agora vistos através de uma lente com vinte anos de desgaste físico e emocional. Um irmão tornou-se actor, outro autodestruiu-se. Qual é qual? E o que são estes estranhos paralelismos com a vida de Van Damme nos mesmos vinte anos? O simples desejo infantil de amor confunde-se com a fama, as drogas e a ambição. Os mentirosos acreditam nas suas próprias mentiras e a “vida real” colide com a “arte da manipulação”. Mas tendo Van Damme e o reputado patologista Francis Gross do seu lado, Zack e Gator saltam para o ringue uma última vez com a oportunidade de alcançarem a redenção.
Zachary Oberzan é um dos elementos originais do grupo de teatro nova-iorquino Nature Theater of Oklahoma. Com o Nature Theater, entrou em Poetics: A Ballet Brut, No Dice (alkantara festival 2008) e Rambo Solo. Realizou a longa-metragem Flooding with Love for the Kid. Trabalhou com o Wooster Group e Richard Foreman e lançou dois álbuns de canções.
Quanto mais se olha para Your brother. Remember?, mais se encontra – e no entanto está tudo ali à superfície, facilmente acessível. O espectáculo é ousado, cru e pessoal; é hilariante, absurdo e um pouco sombrio; é em vídeo e ao vivo, acústico e eléctrico. Intelectualmente complexo mas emocionalmente simples, Your brother. Remember? é uma peça comovente de teatro experimental.
Aaron Grunfeld, New York Theater Review, Janeiro 2011