Internal foi o espectáculo-sensação de Edimburgo em 2009 (Fringe First e Herald Angel). Apesar de ser o segundo na cronologia de criação, abre aqui esta trilogia de teatro íntimo concebida por Ontroerend Goed, a companhia de Gent que apresentou na Culturgest Once and for all we’re gonna tell you who we are so shut up and listen (melhor espectáculo de 2009 para a Time Out – Lisboa).
Caro espectador,
Somos cinco performers à procura de um parceiro. Gostaríamos de convidá-lo para a próxima representação de Internal, o nosso recreio individual, onde pode ficar a conhecer-nos num ambiente acolhedor e espontâneo. Asseguramos um tratamento íntimo e altamente personalizado. Por favor, avise-nos atempadamente se for incapaz de controlar os seus sentimentos. Providenciaremos uma solução elegante e discreta.
Atenciosamente,
Os Actores
Internal é carnívoro. Toma o público por presa, regalando-se com as nossas personalidades antes de nos cuspir de volta à cidade semi-mastigados.
Matt Trueman, Culture Wars, 15 de Agosto de 2009
A ilusão de intimidade é, de certa forma, a matéria do teatro, e se Internal nos explora, é na nossa vontade de sermos seduzidos pela representação. [...] Não é preciso ficar demasiado apreensivo. A real habilidade dos intérpretes está na atenção que dão às nossas palavras, linguagem corporal e limites. [...] Só se retira do espectáculo aquilo que lá pusermos.
Peter Crawley, The Irish Times, 8 de Outubro de 2010