Piano Abdullah Ibrahim
Abdullah Ibrahim nasceu na Cidade do Cabo, África do Sul, em 1934. Começou a tocar piano aos 7 anos, mas é num grupo vocal que, com 15 anos, inicia a sua carreira de músico profissional. Em 1960/61, como pianista, formou a primeira banda relevante de jazz na África do Sul, Jazz Epistles, que grava dois discos ainda no seu país. Em 1962 muda-se para a Europa usando o nome Dollar Brand. Duke Ellington ouve-o tocar em 1963 num clube em Zurique, convida-o para gravar um disco no seu estúdio em Paris, Duke Ellington Presents The Dollar Brand Trio e lança-o na Europa e nos Estados Unidos. Dollar Brand tocou então em todos os festivais europeus de renome e nos melhores clubes de jazz do velho continente e em 1966, sempre sob o patrocínio de Ellington, vai para os EUA onde se apresenta com o seu trio no Festival de Newport, no Lincoln Centre, no Carnegie Hall ou no MoMa. Durante a sua estadia na América tocou com músicos como John Coltrane, Ornette Coleman, Don Cherry, Sunny Murray. Vivendo entre a África do Sul, a Europa e os EUA, converte-se ao islamismo em 1968, mudando o nome para Abdullah Ibrahim. Gravou muitas dezenas de discos, deu centenas de concertos por todo o mundo, a solo ou com diversas formações, incluindo orquestras sinfónicas. É um dos grande nomes do jazz dos nossos dias. A sua música, de um lirismo quase místico, estabelece uma relação orgânica entre o jazz americano e as suas raízes africanas. O último CD a solo que gravou, Senzo (2008), recebeu rasgados e merecidos elogios da crítica. É um disco de uma grande beleza, de uma serenidade e simplicidade que revelam uma profunda sabedoria e uma intensa vida espiritual.
Born in Cape Town in 1934, Abdullah Ibrahim began his musical career in a vocal group at the age of 15, later moving to Europe, where he played piano under the name Dollar Brand. His international career was launched by Duke Ellington, who heard him play in a Zurich club. After converting to Islam in 1968, Brand changed his name to Abdullah Ibrahim. A prolific recorder of albums, he either plays alone or backed by bands and orchestras, and is considered one of the leading figures in contemporary jazz. The almost mystical lyricism of his music is a blend of American jazz and his African roots.