Adolfo Gutiérrez e Luis Fernando Pérez são dois jovens e muito talentosos músicos espanhóis. Ambos estudaram em Madrid, ambos passaram pela Escola Superior de Musica Reina Sofia e completaram a sua formação com grandes pedagogos. Cada um com uma já sólida carreira internacional que os tem levado pela Europa e pelos Estados Unidos, foram distinguidos com vários prémios e são, sem dúvida, dois intérpretes que se encontram entre os melhores da sua geração.
Em 2003 gravaram, para a editora espanhola Verso, o CD com o programa idêntico ao do recital deste fim de tarde. A crítica espanhola não poupou elogios. Com justiça. Trata-se, na verdade, de um excelente disco, quer pelas obras escolhidas, quer pela qualidade da interpretação. Oito anos depois, este duo, certamente mais maduro, vem ao nosso palco reinterpretar estas belíssimas peças de Barber, Rachmaninov e Piazzolla. A que acrescentaram as “peças de fantasia” op. 73 de Schumann, assim reforçando o carácter romântico do programa.
As Fantasiestücke são três pequenas peças, originalmente escritas para clarinete e piano, que Schumann reescreveu para violoncelo e piano, e que foram estreadas pela sua mulher Clara. O título de “fantasias” aponta para uma liberdade da imaginação criativa do artista, característica do romantismo “schumanniano”.
O compositor americano Samuel Barber é sobretudo conhecido pelo célebre Adagio para cordas. A sonata para violoncelo e piano é uma obra de juventude que, seguindo de perto a forma clássica da sonata, deixa transparecer um doce neo-romantismo. A sonata de Rachmaninov, estreada quando o compositor tinha 28 anos, é uma peça virtuosa e encantadora que faz parte do repertório canónico para violoncelo e piano. Le Grand Tango de Piazzolla, é uma obra de que se conhecem numerosas versões. Mas foi escrita originalmente para estes dois instrumentos e dedicada a Rostropovitch que a solicitara ao compositor. O violoncelista só a estreou oito anos depois de ter recebido a partitura. Trata-se de um tango mas, como sucede em muitas obras de Piazzolla, nele se fundem elementos de origem vária, seja da clássica música de câmara, do jazz, ou de músicas populares.
Robert Schumann (1810-1856)
Stücke im Volkston op. 102 (Peças em estilo popular),
peça nº2, Langsam (Lento)
Jules Massenet (1842-1912)
Meditation de Thaïs, transcrição para violoncelo e piano
Samuel Barber (1910-1981)
Sonata para violoncelo e piano, op. 6
Allegro ma non troppo; Adagio. Presto. Adagio; Allegro appassionato
intervalo
Sergei Rachmaninov (1873-1943)
Sonata para violoncelo e piano em Sol menor, op. 19
Lento. Allegro moderato; Allegro Scherzando; Andante; Allegro Mosso
Astor Piazzolla (1921-1992)
Le Grand Tango