Les 7 doigts de la main é uma companhia de novo circo criada em 2002 em Montreal, Canadá, por sete artistas que decidiram combinar as suas personalidades, os seus talentos, as suas experiências, para defenderem objectivos artísticos comuns com a destreza e a encantadora falta de jeito de uma mão com sete dedos. Inicialmente o seu propósito era o de trazer o circo para uma escala humana, criando espectáculos de média dimensão que combinam várias linguagens de uma forma completamente inovadora.
Rapidamente ganham fama internacional e os seus espectáculos viajam por todo o mundo. Todos eles estão ainda em digressão.
PSY é a sua quarta, mais recente e maior criação. Em PSY justapõem-se certas facetas mais sombrias da psique humana à linguagem alegre e exaltante do circo.
Uma narrativa que se refere a disfunções psíquicas (alucinações, obsessões, agorafobia, alucinações) despoleta uma série de extraordinários, belos, poéticos, comoventes números de circo, alguns de cortar a respiração. Trapézio, acrobacia, malabarismo, forças combinadas, roda alemã, mastro chinês, etc., etc. sucedem-se neste espectáculo arrebatador.
PSY é um hino à alegria, à coragem e ao poder que dormem em nós e nos permitem ultrapassar os nossos limites. PSY funde acrobacias do corpo com acrobacias da mente e da alma.
O espectáculo, criado em 2010, tem viajado pelos EUA, América do Sul, Europa (em Paris estará em cartaz um mês e meio, em Novembro e Dezembro, em La Villette), com enorme sucesso de crítica e de público. Não perca.