Nascido em Lisboa, em 1941, Emmanuel Nunes é o compositor português vivo mais divulgado internacionalmente, tendo sido professor na Escola Superior de Música de Friburgo (Alemanha) e no Conservatório Nacional de Paris. Indelevelmente marcado pelos escritos teóricos de Pierre Boulez, pelas aulas com Stockhausen, pelas leituras de Edmund Husserl e Merleau-Ponty, mas também pelos textos místicos de Jacob Böhme, pelo livro do Zohar e pela Árvore da Vida hebraica, pelas obras de Goethe e Dostoievsky, e ainda pelas inúmeras possibilidades da electrónica musical, Emmanuel Nunes desenvolveu uma linguagem centrada no fenómeno sonoro em si mesmo, entendido como ‘aparição’ profunda – única e singular. Ao longo da sua obra três elementos emergem como referências fundamentais: a reflexão sobre o tempo, a atenção dada ao espaço, e a ideia omnipresente de intencionalidade, tanto da escuta como da composição. Dedicado a estes três temas – tempo, espaço, intencionalidade – o presente simpósio aprofundará a reflexão sobre a obra de Emmanuel Nunes, além de homenagear o compositor no seu septuagésimo aniversário.
Programa
SEXTA-FEIRA 4
17h-17h30 Abertura. Mário Vieira de Carvalho / Paulo Assis
17h30-18h30 Tempo, espaço, intencionalidade – um retrato de Emmanuel Nunes, Paulo Assis (Universidade Nova de Lisboa)
19h-19h30 Apresentação do livro Emmanuel Nunes – Escritos e Entrevistas (Edições Casa da Música / CESEM), Mário Vieira de Carvalho (UNL), Paula Gomes Ribeiro (UNL), Paulo Assis (editor, UNL), Andreas Stascheidt (Universidade de Essen), e José Luís Borges Coelho (Casa da Música)
21h La Douce (Projecção DVD). Teatro musical para dois actores, soprano, contratenor, ensemble e live-electronics (2008/09). Libreto de Emmanuel Nunes baseado no conto La Douce de Dostoiévski. Remix Ensemble
SÁBADO 5
09h30-10h30 Keynote speech. Tisser, retisser – Emmanuel Nunes, analyste de la Seconde Cantate d’Anton Webern, Laurent Feneyrou (CNRS / Ircam)
11h-12h30 “Litanies du Feu et de la Mer I” e “Litanies du Feu et de la Mer II” – dois dizeres, uma mesma intenção, Helena Santana (Universidade de Aveiro) & Maria do Rosário Santana (Instituto Politécnico da Guarda);
‘Degrés’ e ‘Esquisses’ – Campos de tempo, Bruno Gabirro (Universidade Nova de Lisboa);
Emmanuel Nunes, crítico de música, Jaime Reis (Universidade Nova de Lisboa)
14h30-15h30 Keynote speech. Metamorphoses in ‘Wandlungen’ – Identity, Mutation, Difference, João Rafael (Friburgo)
15h30-16h30 A percussão na obra de Emmanuel Nunes, Pedro Carneiro;
‘Quodlibet’ – quando o espaço se torna elemento constitutivo de obra, Helena Santana (Universidade de Aveiro) & Maria do Rosário Santana (Instituto Politécnico da Guarda)
17h-18h30 Gérard Grisey: A Lifetime in Progress, Nicola Davico (Conservatório G. Verdi de Turim);
Constructing the timbre: pitch, time and musical discourse in Ligeti’s ‘Atmosphères’, Jean-Michel Court (Universidade de Toulouse);
Space and spatialization as discrete parameter in music composition, Valerio Sannicandro
DOMINGO 6
09h30-10h30 Keynote speech. Emmanuel Nunes’ electronic and mixed works at Ircam, Eric Daubresse (Ircam)
10h30-11h New advances in musical aesthetics and electro-acoustic possibilities: ‘Lichtung I’ and ‘Quodlibet’, Joan Riera (Universidade de Aveiro)
11h30-12h30 Keynote speech. Autour de Vieira da Silva et Emmanuel Nunes, Jean-Marc Chouvel
12h30-13h Possibilities of composing in the early 1960’s in Portugal: Observations on selected works of Emmanuel Nunes, Fernando Lopes-Graça, and Jorge Peixinho, Gilbert Stoeck (Universidade de Leipzig)
15h-16h A Relational Phenomenology of Time and Space, Lauren Redhead (Universidade de Leeds);
Sacred Temporal Model: Cultural Temporal Experience and Sound Strategies, Julia Shpinitskaya (Universidade de Helsínquia)
16h-17h30 Keynote speech. Phenomenological Philosophy within the Horizon of Music: On Emmanuel Nunes’ “Lecture ‘Musicale’ de Husserl”, Andreas Stascheidt (Universidade de Essen)
18h-19h Intervenção final. Emmanuel Nunes