Arquivo

2012


MÚSICA FESTIVAL RESCALDO
Cangarra
Canhão / Sousa / Nogueira / Ferrandini
Bobby Brown & Quincy
destaque
CangarraCanhão / Sousa / Nogueira / FerrandiniBobby Brown & Quincy
SÁB 21 DE ABRIL
Trem Azul Jazz Store
22h · Duração APROX.: 1h45 com intervalo
5€ (preço único)
M12
Cangarra
Guitarra elétrica Cláudio Fernandes Bateria Ricardo Martins

Formado por dois dos músicos mais inescapáveis das periferias que interessam, Cangarra alicerça-se de modo titânico na guitarra incandescente de Cláudio Fernandes (também Manuel Gião, ex-Debut!) e na bateria convulsa de Ricardo Martins (Lobster, R-, e um sem número de projetos). Já com três registos autoeditados de forma gratuita, a música dos Cangarra evoca uma coda infinita, em que o limite do solo de guitarra é projetado para uma dimensão psicadélica que se vai enredando continuamente na ferocidade do mais hiperativo baterista do país. Bruta mas de desenho meticuloso, a música dos Cangarra arrepia caminho para fora de categorizações tépidas com uma segurança e urgência como há muito não víamos.

Canhão / Sousa / Nogueira / Ferrandini
Guitarra elétrica Guilherme Canhão Saxofone barítono e tenor Pedro Sousa Baixo elétrico Rui Nogueira Bateria Gabriel Ferrandini

Uma estreia absolutamente imperdível, que põe em confronto benigno 2/3 dos Sunflare com o duo de Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini. Tendo em conta aquilo que se conhece dos músicos, será seguro prever um concerto incendiário, explosão eminente nos limites do rock psicadélico mais libertário e do free jazz possesso. Entidade grandiosa, onde a bateria de recursos infinitos de Ferrandini e o sopro viral de Sousa encontram as cascatas de riffs e solos das cordas de Guilherme Canhão (guitarra elétrica) e Rui Nogueira (baixo) para um acontecimento que ameaça estilhaçar todas e quaisquer conceções estanques acerca da música enquanto meio para a transcendência. Os elementos estão todos lá.

Bobby Brown & Quincy
DJ Set Sérgio Hydalgo, Filipe Felizardo

Pseudónimo de dois nomes bem conhecidos nos meandros da música feita por estes lados. Sérgio Hydalgo é, desde há alguns anos, o programador da galeria ZDB e um dos mais ativos agentes do país, para o qual só temos palavras de agradecimento. Filipe Felizardo é um dos mais prolíferos guitarristas da atualidade, seja a solo, seja em projetos como ACRE, Häsqvarna ou Bandeira Branca. Quem costuma ficar pela zona do bar da ZDB poderá ter uma ideia daquilo que se vai passar, mas a única certeza é de que será um DJ Set a albergar mundos de música boa.