Um cadáver esquisito é um jogo coletivo surrealista. Por exemplo: o primeiro autor escreve um verso num papel; depois dobra-o de forma a que só fique visível a última palavra; o segundo escritor continua (vai ser conduzido, ou não, por aquela última palavra); segue-se o terceiro escritor, etc.
Cadavre Exquis é uma experiência levada a cabo por quatro criadores: Kassys, Nature Theater of Oklahoma, Tim Crouch e Nicole Beutler. Foi criado como uma estafeta performativa: uma passagem de testemunho com limitações estritas. Usando sempre os mesmos quatro performers, cada companhia trabalhou durante duas semanas e criou aproximadamente quinze minutos da peça como resposta a ter testemunhado apenas os 60 segundos finais dos quinze minutos criados pela equipa anterior.
Kassys é uma companhia holandesa que apresentou LIGA – 50% Reward 50% Punishment em 2010 na Culturgest; os nova-iorquinos Nature Theater of Oklahoma têm sido presença regular em Lisboa (Teatro Maria Matos e alkantara festival), com peças como No Dice e os dois primeiros episódios de Life and Times; o britânico Tim Crouch também é já conhecido do público lisboeta (England e The Author foram os últimos espetáculos seus vistos na Culturgest); de Nicole Beutler, coreógrafa alemã que trabalha em Amesterdão, podem destacar-se as peças 1: Songs, 2: Dialogue with Lucinda e 3: The Garden.