Oradores, Coaches, Comentadores e Relatores
Adam Kleinman Escritor, curador e atualmente editor no Witte de With. Antigo programador do Documenta (13), foi também curador no Lower Manhattan Cultural Council. Colaborador em catálogos de exposições e revistas, incluindo Agenda, Artforum, e-flux journal, Frieze, Mousse e Texte zur Kunst.
Analice Dutra Pillar Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP – Brasil). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de ensino de artes visuais. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/CNPq). Organizou e publicou vários artigos e livros. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e participa do Comitê Educação em Artes Visuais.
André E. Teodósio Encenador. Frequentou o Conservatório Nacional de Música, a Escola Superior de Música e a Escola Superior de Teatro e Cinema. Membro fundador do Teatro Praga.
dOCUMENTA (13) The Maybe Education and Public Programes Programa educativo da 13.ª edição da dOCUMENTA de Kassel (em 2012).
Elvira Leite icenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes, Porto, 1963. Representada na VIII Bienal de S. Paulo, 1965. Prémio Nacional de Pintura, 1968. Professora no ensino básico e secundário de 1965 a 2000. Especializada em trabalho de projeto. Investigadora em educação artística, concebe e coordena projetos culturais envolvendo públicos escolares e outros. Consultora do Serviço Educativo da Fundação de Serralves desde 1999.
Jorge da Costa É, desde 2008, Diretor do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança. Licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga, em 1993. Lecionou, até 2007, em distintos graus do ensino secundário. Pós-graduado em Arte Contemporânea pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e mestrando em Arte Contemporânea pela mesma universidade. Dirigiu em 2008 e 2009 o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e é membro organizador da Bienal Internacional da Máscara – Mascararte. Comissário de exposições de Arte Contemporânea.
Kaija Kaitavuori Foi coordenadora do projeto educativo no Kiasma Museu de Arte Contemporânea de Helsínquia. Mestre em História da Arte pela Universidade de Helsínquia é doutoranda em Audience participation and contemporary art no Courtauld Institute of Art, em Londres. Membro fundador e primeira presidente da Associação finlandesa dos educadores de museus.
Lorena Sancho Querol Doutora em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Investigadora em pós-doc no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve pesquisa sobre participação cultural em museus locais ou de território. Leciona as disciplinas de Património Cultural no IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa, desde o ano 2000. É docente convidada no âmbito do Plano de Formação da Rede de Museus do Algarve para 2012.
Maria Acaso Lopez-Bosch Professora de Educação Artística e diretora de investigação em educação em museus de artes visuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid. O seu trabalho principal incide no desenvolvimento de métodos de ensino inovadores em museus e centros de artes visuais. Implementou projetos em diversas organizações como a La Casa Encendida, Fundación ICO, Fundación Telefónica e projetou programas de formação para Manifesta 8 e Fundación Telefónica.
Maria Luísa Costa Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA.UTL). Integrou a organização do VI CIPED (Congresso Internacional de Pesquisa em Design), subcomissão de Comunicação, sendo coautora do projeto de design do congresso organizado pela FA.UTL e ANPE Design do Rio de Janeiro que teve lugar na FCG.
Maria Vlachou Museóloga (University College London, 1994). Fellow no DeVos Institute for Arts Management do Kennedy Center em Washington. Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal e membro-fundador do GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Autora do blogue Musing on Culture, onde escreve sobre gestão cultural, comunicação, públicos.
Miguel Horta É pintor, autor/ilustrador de literatura infantojuvenil. Desenvolve oficinas pedagógicas no Centro de Arte Moderna, Rede Pública de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, bairros problemáticos e promove a leitura e a escrita em estabelecimentos prisionais. Orienta diversas formações na área da mediação cultural.
Nora Sternfeld É educadora artística e curadora. Desde 2012 é professora de curadoria e mediação artística na Aalto University em Helsínquia. Desde 1999, colabora com Trafo.K, escritório de arte-educação e produção de conhecimento crítico em Viena (com Elke Smodics-Kuscher e Höllwart Renate). É codiretora do ECM—educating/curating/managing programa de mestrado sobre a teoria e prática de exposição na Universidade de Artes Aplicadas de Viena. Trabalha e escreve sobre arte contemporânea, educação e teoria da exposição.
Pedro Pereira Leite Trabalhou no planeamento do território e em museus mineiros. Atualmente desenvolve investigação museológica onde utiliza a poética da intersubjetividade. Trabalha em projetos em Portugal, no Brasil e em Moçambique.
Raquel Pedro Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Atualmente trabalha na área da saúde mental (em Reabilitação Psicossocial), onde procura utilizar a arte em contexto terapêutico. Colabora regularmente com a Fundação Gulbenkian numa iniciativa entre o Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian e a Casa de Saúde do Telhal, no âmbito das visitas culturais.
Rita Sales Fundadora do Teatro do Elefante e pós-graduada em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2003 foi bolseira do Centro Nacional de Cultura, com um projeto investigação-criação de teatro para a primeira infância. Realiza estudos no âmbito das Técnicas Vocais e desenvolve atividade como contadora de histórias.
Rui Vieira Nery Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990). Professor da Universidade de Évora e da Universidade Nova de Lisboa, é investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro. Na Fundação Calouste Gulbenkian foi Diretor-Adjunto do Serviço de Música (1992-2008) e Diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura (2008-2012) e é presentemente Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.
Sara Franqueira Arquiteta. Cenógrafa. Mestre em Estudos de Teatro. Formadora e investigadora nas áreas resultantes da contaminação entre artes plásticas e espaço cénico. Mediadora cultural na área da arte do século XX.
Shirley Apthorp Nasceu na Cidade do Cabo e vive em Berlim. Estudou música na Universidade da Tasmânia e começou a contribuir para publicações locais e nacionais como crítica de música e jornalista. Premiada com uma bolsa Churchill e pelo Australia Council Grant para continuar os seus estudos em jornalismo musical na Europa. Escreveu sobre música para o Financial Times (Reino Unido), Bloomberg (EUA), Opera Magazine (Reino Unido), Luzes da Ribalta (Austrália) e várias outras publicações. Diretora e fundadora da Umculo/Cape Festival, organização internacional dedicada à música e aos seus efeitos transformadores da sociedade Sul Africana.
Simão Costa Vive e trabalha em Lisboa como músico, compositor e pianista. O seu trabalho liga objetos/instrumentos, eletrónica/código, materializando peças sonoras que envolvem vários meios e formas (concertos e instalações sonoras e intermedia). Desde 2004 que trabalha a solo e em colaboração com músicos, artistas plásticos, intérpretes e performers. Tem igualmente desenvolvido propostas e projetos educativos que relacionam tecnologia e criatividade. O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Espanha, França, Polónia e Holanda.
Sofia Victorino Head of Education and Public Programmes na Whitechapel Gallery em Londres.
Foi coordenadora do serviço educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves até 2011. Trabalhou como mediadora cultural freelancer e como programadora e gestora cultural. É doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Susana Alves Formada em Psicologia Educacional e com formação adicional em Educação pela Arte e Pedagogia da Dança. Trabalha como mediadora cultural desde 2005 em diversos serviços educativos.
Tomas Ruiz-Rivas (Antimuseo) Diretor e fundador do Olho Atómico – Antimuseo de Arte Contemporânea. Curador independente, escritor e artista visual. O seu trabalho centra-se na crítica institucional e na experimentação de novos modelos para a distribuição de artes visuais. Recebeu a bolsa de investigação Artium em 2006. Entre os seus projetos mais recentes está o Centro de Arte Contemporânea Portátil (México 2009). Em 2010, CPAC recebeu a menção honrosa do prémio Ibermuseos. Publicou em revistas da América Latina e livros sobre teoria da arte. Participou em importantes fóruns teóricos como SITAC no México.