Quando em maio de 2007 a Culturgest apresentou o ciclo Hou Hsiao-Hsien a ideia original era de reunir os dois mais proeminentes autores do novo cinema de Taiwan, incluindo também Edward Yang. A associação era aliás tanto mais justificada pelos laços entre ambos: Hou Hsiao-Hsien participou na produção e na escrita do filme que revelou internacionalmente Yang, Taipei Story, no qual é protagonista, e Yang faz uma breve aparição em Um Verão com o Avô do outro, para o qual também compôs a música. Contudo não tiveram então resposta as tentativas de contacto com Yang. As razões soubemo-las infelizmente um mês depois: Edward Yang morreu a 29 de junho de 2007.
No ano passado foi pela primeira vez apresentada a versão restaurada pela World Cinema Foundation do monumental A Brighter Summer Day. Graças à colaboração da Cinemateca Francesa, que logo depois organizou uma retrospetiva, e nos facultou os contactos, bem como à autorização de Kaili Peng, viúva de Yang, é enfim possível à Culturgest realizar este tão desejado ciclo, que apenas não inclui a primeira longa-metragem, That Day, on the Beach, e a derradeira, Yi Yi, esta a única estreada em Portugal.
Edward Yang (Yang Dechang), nasceu em Xangai em 1947, e a sua família foi uma das muitas que rumaram a Taiwan quando da vitória comunista em 1949. Estudou nos Estados Unidos e foi certamente o mais “ocidentalizado” dos realizadores de Taiwan, mas foi também, como poucos outros, o cineasta de uma cidade, Taipei. E foi um dos grandes cineastas das últimas duas décadas do século XX.
Augusto M. Seabra
Programa
Quinta 13 de dezembro
21h30
In our time / Expectation
Argumento e realização Edward Yang Fotografia Chen Jia-Mou
Som Du Du-Chi Montagem Liao Ching-song Cenografia Zen Ping
Música Lo Ta-Yu Produção Ming Chi, Hsu Kuo-Liang, Neich Yeang-Shyan, Wu Chung-Ling Com Shih An-Ni, Zhang Ying-Zhen, Wang Chi-‑Guang, Sun Ya-Dong, Liu Ming · 30’, 1982
Zhiwang ou Expectation (embora a tradução literal seja “Desejos”) é parte do filme coletivo Guang yin de gu shi (“Histórias ao longo do tempo que passa”) ou In Our Time, os outros segmentos tendo sido realizados por Tao Te-chen, Ko I-Chen e Chang Yi. No momento em que se começava a destacar a nova geração de realizadores de Taiwan, surgiu no seio da muito oficial Central Motion Pictures Corporation, CMPC, a ideia de agrupar alguns deles numa espécie de filme-manifesto. Embora condicionado pelas características da produção, Expectation não deixa de anunciar características do cinema de Edward Yang: o despertar do desejo de uma adolescente, as memórias da família, uma das muitas vindas para Taiwan da “mainland” (o continente) em 1949 quando da vitória dos comunistas, a ocidentalização cultural dos jovens. Nesse sentido este segmento é quase uma premonição de A Brighter Summer Day.
fechar
Taipei Story
Realização Edward Yang Argumento Edward Yang, Hou Hsiao-Hsien,
Chu Tien-Wen Fotografia Yang Wei-Han Som Du Du-Chi
Montagem Wang Chi-Yang, Song Fen-Zen Cenografia Tsai Cheng-Bin Música Edward Yang Produção Hou Hsiao-Hsien, Lin Rong-Feng
Com Hou Hsiao-Hsien, Tsai Chin, Lai Teh-Nan, Cheng Su-Fang,
Wu Nien-Jen, Ko I-Chen, Wu Bing-Nan, Ko Su-Wun, Lin Shiao-Lin
1h55, 1985
Este sim pode ser considerado o filme-manifesto da “nova vaga” de Taiwan, reunindo Yang, Hou Hsiao-Hsien e ainda Chu Tien-Wen, coargumentista dos filmes do segundo. É a afirmação de Yang como grande cineasta “urbano”, numa declaração de amor à cidade de Taipei, tendo subjacente uma questão central da sociedade de Taiwan: aqueles que chegaram da “mainland” em 1949, e que dela preservam tantas memórias serão também, pelo menos na geração mais jovem, cidadãos de Taipei? Premiado em Locarno, este foi o primeiro filme a chamar as atenções internacionais para o novo cinema de Taiwan.
fechar
Sexta 14 de dezembro
21h30 The Terrorizers
Realização Edward Yang Argumento Edward Yang, Yeh Hsiao
Fotografia Chang Chan Som Du Du-Chi Montagem Liao Ching-Song Cenografia Lai Ming-Tiang Música Edward Yang, Weng Xiao-Liang Produção Lin Deng-Fei, Raymond Chow, Shiui Chao-Lian Com Cora Miao, Wang Na, Li Li-Chun, Ma Shao-Jun, Jin Shi-Jye, Gu Bao-Ming · 1h49, 1986
Este extraordinário filme é o anúncio do que será plenamente o cinema de Edward Yang: um complexo retrato de grupo (mesmo que uma das intérpretes, Cora Miao, fosse uma importante vedeta), com uma intriga narrativa de múltiplos fios. O título do filme não deve ser entendido no nosso sentido político de “terroristas”, mas antes de “agentes do terror”, criando uma atmosfera opressiva, qual angústia existencial. Quando da apresentação do filme no Festival de Locarno de 1987, uns evocaram Antonioni, outros Wenders. Uma obra-prima, sem dúvida.
fechar
Sábado 15 de dezembro
15h A brighter summer day
Realização Edward Yang Argumento Edward Yang, Hong Hong, Alex Yang, Lai Ming-Tang Fotografia Zhang Hui-Gong Som Du Du-Chi Montagem Chen Bo-Wen Cenografia Yu Weiyen, Edward Yang Música Jan Hung-Da Produção Edward Yang, Yu Wei-Yan, Zhan Hong-Zhi, Cheng Sui-Je,
Jiang Feng-Chi Com Chang Chen, Lisa Yang, Chang Guozhu, Elaine Jin, Wang Ju-An, Chang Han, Chiang Hsiu-Chiung
237’(versão original restaurada pela World Cinema Foundation), 1991
“Setembro, 1960” lê-se num cartão no início do filme, como outros sucessivos irão remetendo para uma cronologia precisa. A Brighter Summer Day (retomando o título de uma canção de Elvis Presley) é a apoteose da coralidade nos filmes de Edward Yang, o retrato de um grupo de adolescentes nos inícios de 60, marcados ainda pela história das suas famílias que chegaram fugidas a Taiwan em 1947 (Yang dedicará o livro que fez sobre o filme “Ao meu pai e à sua geração, que sofreram muito para que nós não sofrêssemos tanto”) mas já culturalmente em vias de ocidentalização. Na sua complexa teia coral, na evocação de um momento preciso e dos anos formativos daquela que viria a ser a geração do novo cinema de Taiwan, A Brighter Summer Day é uma absoluta obra-prima.
fechar
Domingo 16 de dezembro
15h A confucian confusion
Realização Edward Yang Argumento Edward Yang, Hong Hong
Fotografia Li Long-Yu, Arthur Wong, Hong Wu-Xiu, Chang Chan
Som Du Du-Chi Montagem Chen Bo-Wen Cenografia Edward Yang, Tsai Chin, Ernest Guan, Yao Rei-Zhong Música Liu Da-Tao
Produção Yu Wei-Yen, David Sui Com Cheng Shiang-Chi, Ni Shu-Chun, Wang Wyei-Ming, Wang Bo-Sen, Teng Na-Nin, Li Chin, Wang Yeh-Ming, Hong-Hong · 2h05, 1994
Outro filme coral, desta vez em torno de oito personagens que entre si vão construindo jogos de relações. Dir-se-ia que uma outra vez Taipei, mais que apenas o espaço de fundo, é parte integrante da narrativa, mas ao mesmo tempo o filme é tendencialmente abstrato, não sendo fortuito que, caso único, Yang tenha também intervindo diretamente na cenografia. Após uma primeira versão, e queixando-se da produção e distribuição, o realizador retomou o filme, mudando a montagem e tendo também inserido cartões.
fechar
18h30 Mahjong
Realização e Argumento Edward Yang Fotografia Li Long-Yu, Li Xi-Xu Som Du Du-Chi Montagem Chen Bo-Wen Música Li Dao-Tao
Produção Edward Yang, Yu Wei-Yen Com Virginie Ledoyen, Ko Yu-Lun, Tang Cong-Shen, Chang Cheng, Wu Nien-Jen · 2h01, 1996
Na aparência este é um “filme de um gang de jovens”, aliás completamente característicos de Taipé, até no seu jargão. De facto, é mais um passo na observação por Edward Yang da passagem dos valores tradicionais àqueles outros motivados pelo poder e o lucro, em que nem os elementos cómicos nem a história de amor desmentem o extremo pessimismo da observação, aliás acentuado pela tensão que acumula ao longo de planos-sequência particularmente dilatados.
fechar
In May 2007, Culturgest presented the Hou Hsiao-Hsien cycle, the original idea being to include Edward Yang and bring together the two most prominent Taiwanese filmmakers. Yet our attempts to contact Yang met with no reply. A month later we understood why: Edward Yang died on 29 June 2007. With the support of the Cinemathèque Française and the permission of Kaili Peng, Yang’s widow, we can finally present this long-awaited cycle, including his first and last feature films. Born in Shanghai in 1947, Edward Yang fled to Taiwan in 1949, becoming one of the great directors of the late 20th century.