Num processo criativo normal o trabalho coreográfico e de corpo antecede a cenografia, a luz e o vídeo. Os cenários, mesmo tendo mudanças cénicas, são estáticos. Para este projeto quisemos inverter o processo criativo: desenvolver uma cenografia que se movimenta, torce, muda de forma, e convidar um grupo de bailarinos para criar uma coreografia, dançando com a cenografia. Foi lançado o desafio à Escola Superior de Dança que, de imediato, aceitou a ideia integrando o projeto no seu currículo da Licenciatura em Dança e envolvendo alguns dos seus alunos finalistas como criadores/intérpretes.
A cenografia, o desenho de luz e o vídeo são o culminar de um processo de criação coletiva dos participantes do workshop interdisciplinar “Cenografias móveis” que, ao longo de dois meses, trabalharam na Culturgest.
A seguir ao espetáculo o público será convidado a subir ao palco e as diversas mutações de cenário serão repetidas e explicadas, podendo os espectadores interagir com os artistas e manobrar os cenários.
Normally, choreography precedes set design, lighting and video. Sets are static, even with scene changes. In this project, we sought to invert the creative process, inviting dancers to create their own choreography by dancing with the set. The Escola Superior de Dança has responded to this challenge through a process of collective creation that requires its trainee dancers to participate in an interdisciplinary workshop (“Movable Sets”) at Culturgest over a two-month period. After the show, the audience are invited onto the stage and the various scene changes are repeated and explained.