Arquivo

2013


MÚSICA
Kayhan Kalhor
 
destaque
 
SEX 18 DE JANEIRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
15€ · Até aos 30 anos: 5€
M3

Where Are You?
I Will Not Stand Alone
The Laziest Summer Afternoon
Here I Am Again
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
apoio
Shah Kaman Kayhan Kalhor Santour baixo Ali Bahrami Fard
Kayhan Kalhor, nascido em Teerão, faz parte da elite dos melhores tocadores de kamanché (instrumento de cordas tradicional persa, com uma caixa de ressonância e um braço; as cordas são postas a vibrar por um arco). É um dos músicos persas atuais mais criativos e inovadores. Neste concerto toca um instrumento criado por um amigo seu, derivado do kamanché, a que chamaram shah kaman, com cinco cordas independentes e sete que vibram por simpatia.
O santour é também um instrumento tradicional de cordas, neste caso montadas numa estrutura de madeira, vibrando por percussão. O santour baixo é uma variante moderna do instrumento tradicional. Ali Bahrami Fard, nascido em Shiraz, é outro músico persa excecional, um dos melhores tocadores de santour da sua geração.
Os dois artistas gravaram juntos o CD intitulado I will not stand alone (2011). Sobre este álbum, que está na base do concerto desta noite, escreveu Kalhor:
“No início dos acontecimentos que abalaram o meu país, senti-me muito isolado. Vivi os momentos mais difíceis da minha vida, quando as trevas e a violência pareciam impor-se. Este isolamento forçado deu-me tempo para repensar a música, não de um ponto de vista técnico, porque o meu trabalho seguiu uma certa via, mas fazendo-me compreender quanto a música é importante e portadora de esperança. Precisei de tempo para isso e os acontecimentos de que fui testemunha cristalizaram as coisas. Escolhi estar com as pessoas e tocar a minha música para elas, numa relação muito mais próxima do que antes.
Este álbum é o fruto desse período sombrio. Da composição à partilha com o ouvinte, todo o meu trabalho me permitiu ter consciência de que nunca mais estaria sozinho – I will not stand alone.”
Born in Tehran, Kayhan Kalhor is one of the world’s top kamanché players (a traditional Persian string instrument, played with a bow). At this concert, he will play the shah kaman, an instrument derived from the kamanché, accompanied by Shiraz-born Ali Bahrami Fard on the bass santour, a modern variation of another traditional Persian instrument. The two musicians recorded the beautiful and moving CD I will not stand alone in 2011, which Kalhor says is the fruit of the isolation he felt in the dark period that beset his homeland, reflecting his choice to be with people and play music for them.