Arquivo

2013


JAZZ
Vijay Iyer Trio
 
destaque
© Jimmy Katz (pormenor)
QUI 9 DE MAIO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
15€ · Até aos 30 anos: 5€
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Piano Vijay Iyer Contrabaixo Matt Brewer Bateria Marcus Gilmore

Em outubro de 2011 Vijay Iyer e o seu trio vieram à Culturgest dar um concerto com base no CD de 2009, Historicity, um disco elogiadíssimo pela crítica mundial. Tocaram maravilhosamente. Foi um concerto excecional.

Menos de dois anos volvidos voltam ao nosso Grande Auditório, depois de gravarem o CD Accelerando, de 2012, ainda mais louvado do que o anterior. Em 2012, na votação anual dos críticos de todo o mundo reunidos pela revista Downbeat, Vijay Iyer foi o primeiro músico da história a ganhar em cinco categorias: Artista do Ano, Pianista do Ano, Álbum do ano (Accelerando), Compositor Emergente do Ano e, com o trio que vem à Culturgest, Melhor Grupo de Jazz do Ano. Nunca ninguém, na longa história destes prémios, 60 anos, tinha conseguido vencer em cinco categorias. Recebeu ainda dois importantes prémios monetários, o Doris Duke Performing Artist Award e o Greenfield Prize. O site Pitchfork qualificou-o como “um dos mais interessantes e vigorosos jovens pianistas do jazz atual”, The New Yorker disse que ele é “um dos mais importantes pianistas de hoje (…) excecionalmente dotado (…) brilhantemente eclético”, o Guardian considerou-o “um dos mais inventivos jovens pianistas de jazz do mundo”. E poderíamos continuar com esta lista de encómios pelos mais importantes órgãos de comunicação social.

Vijay e os seus companheiros, em perfeita sintonia, praticam um jazz envolvente, inovador no estilo, na textura, na forma. Uma música fluentemente improvisada e misteriosamente sincronizada.

A Culturgest orgulha-se de ter vindo a apresentar dos maiores pianistas de jazz em atividade, nacionais e estrangeiros. Que o mesmo é dizer, do melhor jazz que se faz no mundo. Não perca mais esta oportunidade.

In October 2011, Vijay Iyer and his trio gave an exceptional concert at Culturgest based on their 2009 CD, Historicity. They now return with their even more highly praised CD Accelerando. Vijay had an exceptional year in 2012, winning an unprecedented five awards from the magazine Downbeat, as well as other prestigious prizes. Critics consider him “interesting and vigorous… exceptionally gifted… one of the world’s most inventive new-generation jazz pianists”. The trio’s music is innovative, fluently improvised and mysteriously synchronised – among the best jazz in the world. Not to be missed.