A 11.ª conferência da Electroacoustic Studies Network realiza-se este ano em Lisboa de 17 a 21 de junho na Culturgest, subordinada ao seguinte tema específico: Electroacoustic Music in the Context of Interactive Approaches and Networks.
Um congresso internacional ao longo de cinco dias bem como três dias de concertos de alguns compositores portugueses com um trabalho mais significativo na área constituem o ponto forte do evento. A conferência EMS13 permitirá a discussão de temas das artes musicais que recorram às tecnologias, como por exemplo, a influência da tecnologia na criação musical e nas práticas performativas. Também serão focadas as transformações técnicas e estéticas que os sistemas interativos induzem na música eletroacústica. Serão igualmente abordas questões ligadas à análise das músicas eletroacústicas, assim como questões de integração e interinfluência entre a eletroacústica, a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Dos compositores participantes nos concertos destacamos os nomes já confirmados de Clotilde Rosa, João Pedro Oliveira, Carlos Zíngaro, Isabel Pires, Jaime Reis, Ricardo Jacinto, António de Sousa Dias e Fernando Fadigas. As inscrições para o congresso abrem em abril de 2013.
O evento, no qual são diretores Isabel Pires e Rui Pereira Jorge, é uma organização do CESEM (Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical) da FCSH.