Arquivo

2013


CONFERÊNCIAS
Portugal e a Reformatação
da Europa: Incertezas,
Riscos, Opções
destaque
Edifício do Parlamento Europeu, Bruxelas
SEXTAS 5 DE JULHO,
6, 13 E 20 DE SETEMBRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Este ciclo de conferências será transmitido em direto neste site

Folha de sala (pdf)
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt

O prolongamento da crise da zona do euro tem feito generalizar a ideia de que são necessárias alterações profundas nas suas instituições e nas suas regras de funcionamento. No entanto, estão longe de ser consensuais a direção e o ritmo que essas alterações deverão tomar. A Comissão Europeia, em novembro de 2012, aprovou um documento (Plano pormenorizado para uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada) que propõe um plano para transformar a zona euro numa tríplice união: união bancária, união fiscal e económica e união política. O documento, que se encontra atualmente em discussão nas instâncias comunitárias, aponta para um caminho que, sendo embora polémico, introduz questões da mais alta importância para o futuro dos Estados da zona euro e em particular para Portugal. O nosso País não pode, por isso, ficar afastado da discussão. Nesse entendimento, a Culturgest organiza uma série de quatro conferências destinada a debater as propostas da Comissão sobre o futuro da zona do euro.

 

 

5 de julho

O novo quadro previsto no plano para uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada – uma visão de conjunto

Deputada ao Parlamento Europeu Elisa Ferreira

Professor João Ferreira do Amaral

 

 

 

6 de setembro

União Orçamental

Deputado ao Parlamento Europeu Paulo Rangel

Prof. João Salgueiro

 

 

 

13 de setembro

União Bancária

Deputado ao Parlamento Europeu Diogo Feio

Dr. João Costa Pinto

 

 

 

20 de setembro

União Política

Deputado ao Parlamento Europeu Rui Tavares

Embaixador Francisco Seixas da Costa

 

 

 

The ongoing Eurozone crisis shows that profound changes are needed in its institutions and the way they operate, although there is little consensus about the direction and pace of such changes. In November 2012, the European Commission approved a plan for a threefold union in the Eurozone: banking, fiscal and political. Still under discussion, the document outlines a controversial path, raising crucial issues for the Eurozone states, and Portugal in particular. Considering that Portugal cannot be left out of this discussion, these four conferences will debate the Commission’s proposals.