Arquivo

2013


JAZZ
Susana Santos Silva
e Torbjörn Zetterberg
Ciclo “Isto é Jazz?” · Comissário: Pedro Costa
destaque
QUA 9 DE OUTUBRO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
5€ (preço único)
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Trompete Susana Santos Silva Contrabaixo Torbjörn Zetterberg

A portuguesa Susana Santos Silva e o sueco Torbjörn Zetterberg pertencem a essa nova estirpe de músicos que entende a inovação e a experimentação como algo que está no próprio ADN do jazz. Conhecedores da tradição e da história deste género de música, agem em continuidade com o que ficou para trás, entendendo esse património como uma realidade viva e não como um museu. Têm outro ponto em comum: mais do que uma presença afirmativa de palco, construíram uma imagem. Não são estrelas pop, mas sabem utilizar a linguagem iconográfica da música popular urbana para levar a sua obra a um público mais alargado. Há neles, porém, uma diferença de sensibilidades, derivada das suas origens geográficas no Sul e no Norte da Europa, mas funcionam em complementaridade no estabelecimento de uma sonoridade que, sendo jazzística, é indubitavelmente europeia.

Para todos os efeitos, a própria formação destes dois músicos foi realizada numa perspetiva de abertura, descoberta e assimilação de outros pontos de vista e outras vivencialidades. Santos Silva completou em Roterdão, na Holanda, os estudos iniciados no Porto, e o seu percurso tem tido desde sempre uma dimensão internacional, seja com o trio Lama, o duo com a pianista Kaja Draksler, as colaborações com o grupo De Beren Gieren e com a European Movement Jazz Orchestra ou ainda a sua integração na Orquestra Jazz de Matosinhos. Esta teve já ocasião de trabalhar com figuras como Lee Konitz, Carla Bley, Steve Swallow, Maria Schneider, Joshua Redman, Chris Cheek, Mark Turner, Kurt Rosenwinkel, John Hollenbeck e Theo Bleckman, entre outros.

Diplomado pela Academia Real de Música de Estocolmo, Zetterberg começou desde cedo a colaborar com luminárias tão distintas quanto Benny Golson, Sonny Fortune, Carlos Garnett, Sonny Simmons, Nicolas Payton, Marcus Strickland, Ivo Perelman, Bobo Stensson e Jonas Kullhammar. Reconhecido como um dos grandes contrabaixistas do Velho Continente, é um parceiro à altura de uma trompetista nacional de quem cada vez mais se espera nos circuitos globais do jazz.

Having played with many leading jazz musicians, Portuguese trumpeter Susana Santos Silva and Swedish double bassist Torbjörn Zetterberg are both steeped in the genre’s tradition and history. Yet they belong to the new generation who consider innovation and experimentation to be part of the DNA of jazz, seeing it as a living reality and not something from a museum. They are not pop stars, but use the iconographic language of popular urban music to reach a wider audience. Despite their different geographical origins and sensitivities, they combine perfectly to produce a decidedly European sound.