Arquivo

2013


MÚSICA
Tropa Macaca
Ciclo de concertos comissariado por Filho Único
destaque
SEX 8 DE NOVEMBRO
Culturgest Porto
22h · Duração aprox. 50 min.
5€ (preço único)
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Sintetizadores, eletrónica Joana da Conceição
Guitarra elétrica André Abel

Tropa Macaca são André Abel e Joana da Conceição, banda sediada em Lisboa a trabalhar no campo da composição contemporânea eletrónica. Com cerca de seis anos de parceria criativa e atividade pública, editaram a sua música em selos fundamentais do underground europeu e norte-americano como a Qbico e a Siltbreeze, tendo o mais recente Ectoplasma sido lançado na nova-iorquina Software de Daniel Lopatin (Oneohtrix Point Never).

Até esse registo a música do duo pautou-se, de um ponto de vista estrutural, na execução de peças de longa-duração. Sempre intrépidas, pareciam, a cada vez, procurar desbloquear um sem número de questões de ordem poética, e progredir ao longo do seu curso ritual no sentido de chegar a sítios inauditos, onde a revelação os aguardava.

Em atuações dos últimos meses largos, contudo, temos vindo a assistir a novos desenvolvimentos na prática da banda. Temas de duração mais variável apresentam maior quantidade de eventos, que se desenrolam – em escrita e interpretação – de maneiras novas e inesperadas. Surgem espaços mais do que ilustrados, habitados, a meio destas construções, que reordenam noções convencionais de tempo, narrativa e sucessão de eventos.

Como sempre tem sido o caso com a Tropa Macaca, torna-se muito complexo fazer referências a outros trabalhos artísticos passados, havendo mais semelhanças do ponto de vista tímbrico e textural (techno, house, os primórdios do catálogo da Warp, guitarras elétricas “fusionistas” dos anos 70 e 80), do que propriamente estruturas musicais familiares.

Depois de no início deste ano terem levado a cabo uma extensa digressão europeia, esta apresentação feita especificamente para o espaço da Culturgest, é a sua primeira data no Porto em 2013.

Filho Único

Tropa Macaca (André Abel and Joana da Conceição) are a Lisbon-based electronic band with roughly six years of activity, whose most recent release is Ectoplasma on Daniel Lopatin’s Software label. Until recently, they played lengthy pieces, seeking to unloose poetic questions and reach unprecedented places where revelation awaited them. Now their themes are more varied in length, developing in new and unexpected ways and reordering our conventional notions of time, narrative and the succession of events. This presentation made specifically for Culturgest is their first date in Porto in 2013.