Muitos Projetos nas Indústrias Criativas e Artes começam como excelentes ideias e depois desaparecem porque não conseguem concretizar uma boa proposta e obter apoios e financiamento. Nestes Workshops de Criação de Projetos os participantes terão a oportunidade de desenvolver o seu Projeto nas Indústrias Criativas desde a ideia até uma proposta concreta e sólida que terá uma maior probabilidade de ser financiada e apoiada.
Estes workshops práticos destinam-se a produtores, promotores, diretores, empreendedores e criadores em qualquer área das Indústrias Criativas (incluindo: Antiguidades, Arquitetura, Artes Performativas, Artes Visuais, Artesanato, Cinema, Vídeo, Audiovisual, Design, Design de Moda, Edição, Joalharia, Música, SW e SW educacional, Televisão e Rádio), individuais ou em equipas de dois a quatro elementos, que desejem desenvolver um projeto concreto utilizando uma metodologia robusta e testada. Todas as expressões são incluídas e a diversidade é encorajada.
No final dos workshops práticos os participantes terão conseguido concretizar as suas ideias incluída nas Indústrias Criativas numa proposta sólida. A metodologia será aplicável a outros projetos futuros e dará uma base forte para poderem apresentar os seus projetos para financiamento e execução. Haverá seis momentos: uma sessão inaugural de fundação e divulgação, quatro workshops práticos, e uma sessão final de apresentação pública dos melhores projetos.
1 de fevereiro
Sessão Inaugural e fundação
Concretizar o seu Projeto nas Indústrias Criativas.
Do sonho à realização. O Modelo de Projeto.
15 de fevereiro
Workshop 1
Criar uma Proposta robusta.
Os novos meios da Internet e seu impacto no seu Projeto.
O público e os públicos. O nosso Projeto é viável?
22 de fevereiro
Workshop 2
O Projeto Mínimo Viável.
Conceito, recursos, logística, custos e as relações a estabelecer com o público. O que faz a diferença no nosso Projeto?
1 de março
Workshop 3
Fontes de financiamento: Fontes institucionais e privadas (nacionais e internacionais) Gerar financiamento, gerar receitas.
As alianças e parcerias. O que consideram os financiadores?
15 de março
Workshop 4
Planear a execução do Projeto.
Continuidade, tração, noções fundamentais de marketing.
Como gerir o nosso Projeto?
Última sessão
Apresentação pública dos melhores Projetos (em data e local a anunciar.)