Com uma sonoridade assumidamente Chicago Blues, os Chicago Playboys de James Montgomery apresentam alguns traços originais.
O primeiro reside no facto de a primeira figura e voz do grupo ser trombonista. Se a guitarra elétrica já é o instrumento dominante dos front liners de Chicago, mesmo no conjunto do naipe de sopros não é frequente este destaque concedido ao trombone. Fácil se torna concluir que isto determina uma sonoridade bem própria.
Em segundo lugar, as duas décadas dos Chicago Playboys iniciaram-se de forma comum, mas a sua continuidade não o é tanto. Foi em 1990, que “Little” Johnny Christian, veterano cantor de blues com larga carreira também como baixista, promoveu a constituição de um suporte próprio, optando ele exclusivamente pela voz. James Montgomery não apenas se tornou peça fundamental como arranjador e músico, como até pelo próprio batismo da banda! Com ele trazia uma experiência de trabalho com músicos como “Little” Milton e Albert King.
Johny Christian faleceu em 1993, mas a sonoridade dos metais granjeara especial fama. Este prestígio levou a que os seus companheiros optassem por um novo fôlego, decisão que a extensa lista de prémios e o prestígio público conseguido nas duas décadas seguintes demonstraram inteiramente acertada.