And on the Thousandth Night... explora a relação ao vivo entre uma história e o seu público, uma história e quem a conta. Para este espetáculo de seis horas, que regressa à Culturgest depois de aqui ter sido apresentado em 2002, os Forced Entertainment inspiram-se nas Mil e uma Noites e numa secção do seu espetáculo épico Who Can Sing a Song to Unfrighten Me? (1999).
Uma linha de performers, homens e mulheres, vestidos de Reis e Rainhas – mantos vermelhos baratos e coroas de cartão.
Conta-se uma história, inventada ao vivo, arrancada à memória. É uma história comprida, em mutação e que se autoanula. Uma história que, de alguma forma, com as suas várias curvas e descidas, parece incluir muitas, se não todas, as histórias do mundo. Mistura tudo desde intrigas de filmes a histórias religiosas, a contos tradicionais, piadas, mitos modernos, passando por histórias pessoais, histórias que metem medo, histórias de amor e histórias de sexo e ainda histórias banais, histórias extraordinárias e histórias para crianças.
Os Reis e Rainhas competem, interrompendo, exagerando, apoderando-se das histórias uns dos outros e incorporando bocados roubados nos seus próprios contos. As narrações oscilam entre o cansaço e a histeria, entre a ordinarice absurda e uma ternura surpreendente. Por vezes alguns dos Reis e Rainhas fazem uma pausa, dormindo no chão ao fundo do palco enquanto os seus colegas prosseguem. Se calhar às dez da noite já só restam dois Reis a falar, continuando o conto, à medida que, um a um, os outros avançam para se juntarem de novo à linha.
And on the Thousandth Night... é uma experiência teatral única e um dos espetáculos mais relevantes do coletivo britânico que em 2014 comemora 30 anos de atividade.
Raramente se viu performers em palco a dar uma sensação de espírito com uma tal leveza e prazer evidente. Com uma noção segura de dinamismo e ritmo, guiam-nos na nossa viagem pela noite. And on the Thousandth Night… é grande teatro, vivo e inteligente, feito com as mais simples ferramentas.
Frankfurter Allgemeine Zeitung