Arquivo

2014


CONVERSAS
Proximidade e Aproximação
A2 Produções e reflexões em torno da arte contemporânea
destaque
© André Alves e Juan Luis Toboso (pormenor)VER IMAGEM
Por motivos alheios à Culturgest a conversa de dia 10 de maio foi cancelada
DE SÁB 26 DE ABRIL
A SÁB 7 DE JUNHO
Culturgest Porto
Entrada livre (no limite dos lugares disponíveis)
Mais informações:
www.a-2.pt
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Organização André Alves e Juan Luis Toboso

A2 toma como ponto de partida a reflexão em torno da arte contemporânea, as suas produções, o labor da crítica e os formatos que estas adquirem hoje. O A2 interessa-se pela "proximidade e a aproximação" entre os agentes da produção, as suas propostas e aqueles a que a elas ocorrem.

Continuando o formato de conversas assistidas iniciado em 2013, procura-se um momento onde a reflexão se faça de modo informal e partilhado, estimulando no Porto, a possibilidade para a partilha de pensamento crítico e ativo entre o espaço público, o espaço privado e a envergadura do espaço institucional.

 

 

26 de abril · 16h

(S) Talkers

Conversa em torno de dois percursos que geraram encontros que geraram empatias que geraram conversas que geraram cumplicidades que geraram colaborações que geraram projetos.

Lígia Afonso (historiadora de arte e curadora de arte contemporânea) e Catarina Rosendo (historiadora de arte e curadora de arte contemporânea)

 

3 de maio · 16h

Amadores

O encontro entre Liliana e Miguel é fruto de vários acasos: uma entrevista que se fez, espetáculos a que se assistiu, conversas no meio da rua ou em torno de um café. Falámos dos mecanismos da construção de um espetáculo, da economia social da arte, dos acidentes que doem e limitam a dança, do decrescimento económico e do desejo de desaceleração. Pelo meio, motivados pelo trabalho do Miguel, falámos e falaremos de amadores: os que dançam porque amam.

Liliana Coutinho (diretora do serviço educativo do Museu de Serralves)
e Miguel Pereira (coreógrafo)

 

POR MOTIVOS ALHEIOS À CULTURGEST A CONVERSA
DE DIA 10 DE MAIO FOI CANCELADA

10 de maio · 16h

Apalavradas

A voz como metáfora do pensamento. Um encontro entre duas mulheres que constroem situações a partir do texto, a palavra, a linguagem e o silêncio.

Marta Bernardes (artista plástica e escritora) e Loreto Martínez Troncoso (artista plástica)

 

17 de maio · 16h

Da Crítica De Arte e Outras Diatribes

Tomando como ponto de partida a proposta do A2 de se incitar a reflexão em torno da atividade da crítica de arte, seus formatos e pertinência na atualidade, decidiu-se aqui juntar dois agentes centrais a esta dinâmica: um crítico e um artista, para o que pretende vir a ser menos uma conferência formal do que uma "conversa pública".

Guy Amado (crítico de arte contemporânea e curador independente) e João Tabarra (artista visual)

 

31 de maio · 16h

Can Spivak Speak?

Partindo da pergunta feita pela teórica feminista Gayatri Spivak "Can the subaltern speak?", Can Spivak Speak? é um exercício de exploração ao redor da impossibilidade da comunicação, sobre a linguagem e o código, como estruturas que nos unem e nos afastam.

Ania González (especialista em Museologia e Teoria crítica) e Horacio González (artista plástico e sonoro)

 

7 de junho · 14h30

Lalalangue

O estabelecimento de um diálogo implica um espaço discursivo performado entre dois ou mais indivíduos. Poder-se-á afirmar que o diálogo, por conseguinte, coloca estes mesmos indivíduos em contato, no qual um comentário precede outro, ao mesmo tempo que o comentário implica, naquele(s) que ouve(m), uma interrupção ou silêncio.

Carolina Rito (curadora de arte contemporânea e investigadora) e Manuel Ángel Macía (artista plástico)

 

7 de junho · 16h

Comunidade partilhada

Falaremos de projetos, iniciativas, exposições e plataformas informais que potenciaram trocas de ideias e foram fundamentais para o estabelecimento de locais de encontro onde – para lá dos momentos de inauguração que preenchem e pautam a vida social no mundo artístico – os criadores puderam debater e discutir as suas obras entre pessoas com interesses semelhantes.

Sandra Vieira Jürgens (historiadora, crítica de arte) e Pedro Cabral Santo (artista plástico e comissário)

A2 takes as its starting point a reflection upon contemporary art, its productions, the work of art criticism and the formats that these productions are now acquiring. A2 is interested in "proximity and approach" between the agents of artistic production, their proposals and those who make use of them.

Continuing the format of assisted talks begun in 2013, a moment is sought that allows for informal and shared reflection, providing the possibility, in Porto, for sharing critical and active thought between the public space, the private space and the greater breadth of the institutional space.