Arquivo

2014


JAZZ
Carlos Barretto
Lokomotiv
Ciclo "Jazz +351" · Comissário: Pedro Costa
destaque
© Vitor Bastos (pormenor)VER IMAGEM
TER 16 DE SETEMBRO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
5€ (preço único)
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Composição e contrabaixo Carlos Barretto
Guitarra Mário Delgado Bateria e Percussões José Salgueiro

Os Lokomotiv de Carlos Barretto continuam a sua trajetória de 17 anos com novo reportório e novas ideias. Mais uma vez em trio, e com as composições do contrabaixista que, com Carlos Bica e Zé Eduardo, levou entre nós o mais grave dos instrumentos da família do violino para a ribalta. Barretto toca e compõe aliando a modernidade das formas a um propósito sempre presente: dar os melhores motivos e referências à improvisação. Tem a seu lado dois outros grandes músicos do jazz nacional, experientes também em áreas como a world music e o rock, o guitarrista Mário Delgado e o baterista e percussionista José Salgueiro. Com eles, intensidade e drive aliam-se a uma sentida dimensão lírica, numa música que é simultaneamente universal e portuguesa, expandindo o âmbito do jazz sem nunca esquecer a tradição.

Reconhecido como uma das forças motrizes do jazz praticado em Portugal, Carlos Barretto não só tocou com muitas das mais importantes figuras da causa da improvisação neste país, de Bernardo Sassetti a Carlos "Zíngaro", como na sua estadia em Paris teve oportunidade de partilhar o palco com luminárias como Lee Konitz, Mal Waldron, Steve Lacy, Horace Parlan, Aldo Romano e Brad Mehldau.

Considerado um dos melhores guitarristas do nosso jazz, Mário Delgado lidera o projeto Filactera e integra o muito aclamado trio TGB, formado com Sérgio Carolino e Alexandre Frazão. As suas contribuições para a música popular portuguesa são numerosas, junto de Janita Salomé, José Mário Branco e Jorge Palma, entre outros.

Antigo baterista dos Trovante, José Salgueiro teve o privilégio de estudar bateria com Max Roach, Billy Hart e Paul Motian. Tocou com Mário Laginha, José Peixoto, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Martins e António Pinho Vargas e ainda com Sérgio Godinho, Vitorino e Rui Veloso, nesta área mantendo ativo o projeto Aduf.

After 17 years together, Carlos Barretto's Lokomotiv bring us a new repertoire and fresh ideas. Barretto, single-mindedly set on providing the best motifs and references for improvisation, is one of the driving forces behind the jazz currently being made in Portugal, having already shared the stage with a number of the world's leading musicians. Here he is joined by guitarist Mário Delgado, leader of the Filactera project, and ex-Trovante drummer and percussionist José Salgueiro. The intense drive of their music takes on a lyrical dimension, making it simultaneously universal and Portuguese.