Jim Black (n. 1967, Seattle, Washington) está na linha da frente da geração de músicos que trouxeram o jazz para o século XXI. É, sem dúvida, um dos mais influentes bateristas do nosso tempo. O público português aficionado do jazz conhece-o bem pela sua participação, com o guitarrista Frank Mobüs, no trio Azul, liderado por Carlos Bica.
Black lidera os seus próprios grupos, faz parte do coletivo Pachora e colabora como sideman com grandes músicos como Tim Berne, Ellery Eskelin, Dave Douglas, Uri Cane e Dave Liebman, entre muitos outros.
Recentemente criou um novo trio com dois jovens músicos, o pianista austríaco Elias Stemeseder e o contrabaixista americano Thomas Morgan. Juntos gravaram o álbum Somatic para a reputada editora Winter & Winter.
Com este trio, diz, "tento ir na direção oposta ao AlasNoAxis [banda que lidera há vários anos]. Enquanto que com Alas a música que fazemos é tributária da energia, dos ritmos e das texturas do rock, a música que escrevi para este trio revela diferentes maneiras de abordar os ritmos do swing e, obviamente, da improvisação acústica e da estrutura das canções. Mais influenciada pelo jazz e pelos desertos do Mali do que os Sonic Youth…". O álbum teve um entusiástico acolhimento por parte da crítica.
Este ano o trio gravou, com grande êxito, um novo álbum, Actuality, para a mesma editora, que aprofunda o caminho do anterior. No concerto desta noite certamente que estarão presentes materiais dos dois discos.