Um objeto tremendo como a Europa e pequeno como um guilty pleasure.
As fronteiras estão finalmente abertas, a partir d'O Velho Continente tenta-se a construção de uma narrativa, uma extravagância multilingue, um concurso longo, colorido e viciado.
Eurovision já viajou por quase todo o país, para além de ter sido apresentado no Reino Unido, França, Eslovénia, Hungria e Eslováquia.
Pedro Zegre Penim
A Europa começa com o nascimento das suas línguas vulgares, e com a reação, amiúde alarmada, perante a irrupção dessas línguas começa a cultura crítica da Europa. (…) Sofrendo os efeitos da fragmentação, a Europa tenta dar-lhes remédio: olha para trás, (...) olha para diante, visando construir uma língua da razão que tivesse a perfeição da língua de Adão.
Umberto Eco
Para escrever um livro, precisamos de uma língua. Não tenho língua. A necessidade de abrir uma imagem a uma língua. Saliva que prepara o orgânico para o linguístico. Saliva que dissolve os traços da solidão...
Yael Davids e Snejanka Mihaylova
Politicamente só há europas. O lugar do poder nunca está vazio. Ora a Europa, politicamente falando, é esse lugar sem poder dentro, um lugar vazio. Na Europa, o poder só existe como conjunção variada dos poderes autênticos detidos pelas nações (...). Não foram muitas: a Espanha até ao séc. XVI, a França, a Inglaterra, a Áustria, a Rússia, a Prússia e a Alemanha sua continuadora, em seguida. Neste momento nenhuma nação é Europa.
Eduardo Lourenço