Arquivo

2015


MÚSICA
Toumani & Sidiki Diabaté
 
destaque
© Youri Lenquette (pormenor)VER IMAGEM
SEX 6 DE FEVEREIRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
20€ · Até aos 30 anos: 5€
M6
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Corá Toumani Diabaté, Sidiki Diabaté

Numa rara colaboração entre pai e filho, Toumani Diabaté, génio da música africana (que esteve em maio de 2008 na Culturgest num concerto a solo extraordinário, como todos os que assistiram se lembram), e unanimemente reconhecido como o maior tocador vivo de corá, gravou um disco de duetos com o seu filho mais velho Sidiki, a estrela emergente do mesmo instrumento, digno sucessor de seu pai, como é uso dizer-se.

Descrito como "a mais bela colaboração de Toumani, desde o seu trabalho clássico com Ali Farka Touré" (The Guardian), Toumani & Sidiki é um diálogo conduzido através da corá, o instrumento da África Ocidental, de 21 cordas, que a dinastia Diabaté transformou no mais icónico dos instrumentos africanos. As ligações entre Toumani e Sidiki são particularmente profundas e evocativas. Descendentes de uma linhagem de 70 gerações de griots – guardiões das antigas tradições orais do povo Mandé, da África Ocidental, que têm setecentos anos de existência – pai e filho são nomes fundamentais nos anais da música africana. Já o pai de Toumani, com o mesmo nome do neto, Sidiki, gravara, em dueto, o primeiro disco de corá e era conhecido como o "Rei da corá".

O álbum Toumani & Sidiki, que está na base do concerto desta noite, foi gravado quase sem ensaios prévios (alguns dos temas não foram sequer ensaiados), como um concerto ao vivo. A crítica de todo o mundo é unânime nos elogios entusiásticos ao disco.

Um grande concerto, inesquecível, nos espera.

In a rare father-and-son collaboration, the African musical genius and greatest living kora player, Toumani Diabaté, and his son Sidiki, the instrument's emerging star, have recorded an album of duets together, Toumani & Sidiki, described by The Guardian as "the finest Toumani collaboration since his classic work with Ali Farka Touré". This is a dialogue conducted through the kora, the 21-string West African harp which the Diabaté dynasty has elevated into the most iconic of African instruments. Unanimously acclaimed by critics, this album forms the basis for tonight's unforgettable concert.