Arquivo

2015


WORKSHOP / MESA REDONDA
Cumplicidades
Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa
destaque
 
SEX 20, SÁB 21, DOM 22,
DOM 29 DE MARÇO
Workshop
Inscrições limitadas a 15 pessoas. Para mais informação é favor contactar: Ana Carolina Martins · carolina.martins@ festivalcumplicidades.pt
(+351) 962 279 893.

Mesa Redonda
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
 
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Programação Ezequiel Santos Organização EIRA

Ao pensarmos o Festival Cumplicidades considerámos que uma programação deve ter um propósito ancorado na realidade artística e social de uma população. E observamos que, atualmente, a comunidade de dança contemporânea vive constrangida relativamente aos seus meios de produção e de difusão embora disponha de agentes talentosos e capazes de múltiplas elaborações artísticas.

Desta forma, o Festival Cumplicidades, na sua primeira e experimental edição a decorrer em março de 2015, apresenta-se como um lugar de encontro entre iguais e diferentes, habitantes de uma mesma comunidade histórica. O festival decorre no ano em que assinalam os cinquenta anos da criação do Grupo Gulbenkian de Bailado, aquele que foi um momento impulsionador no desenvolvimento da dança em Portugal e que permitiu na década seguinte abrir o caminho à emergência da dança contemporânea e à criação de uma companhia nacional de bailado. Deste modo, colocamos a memória como conceito central do Festival Cumplicidades e propomos uma programação dividida em distintos formatos distribuídos em espaços de acolhimento da cidade de Lisboa: espetáculos, workshops, palestras e itinerários guiados. Convocando protagonistas de diferentes gerações recordamos a trajetória da dança contemporânea portuguesa desde o final dos anos 80 do séc. XX.

Não sendo nossa intenção realizar uma genealogia da dança portuguesa, pretendemos convocar algumas figuras que honram a nossa curta história: os ascendentes dos anos 80, pioneiros da Nova Dança Portuguesa; as figuras de transmissão patrimonial e de continuidade para o séc. XXI e alguns dos novíssimos nomes da dança portuguesa.

Ezequiel Santos

 

 

Workshop

Sex 20, sáb 21 e dom 22
Das 15h às 19h · Sala 6

Neste workshop, a bailarina e coreógrafa Vânia Rovisco aprofunda as práticas e pensamentos que orientam o seu universo de investigação. A criadora propõe-se trazer os extensos conhecimentos adquiridos enquanto bailarina e associá-los à sua experiência em galerias de arte como autora e performer de instalações ao vivo. Deste modo, através da relação com os participantes criar-se-á um lugar em que o corpo, o movimento, o som e a plasticidade se misturam. A informação produzida em estúdio resultará num processo contínuo e ao vivo e será apresentada numa mesa redonda, aberta ao público, no dia 29.

 

 

Mesa Redonda

Dom 29

Das 14h15 às 18h · Sala 2

O que terão os criadores a dizer sobre os motivos que orientam o seu trabalho? Quais os pensamentos que emergem da prática da dança em múltiplos lugares públicos e privados? Que conhecimento gostariam de legar aos públicos e os parceiros da sua atividade? Com esta mesa redonda, o Festival Cumplicidades pretende afirmar um momento de partilha de experiências que promova o debate e circularidade de ideias entre os cúmplices: profissionais da dança em diferentes papéis e, público consumidor. Em ambiente de suficiente formalidade serão tratados dois temas. No primeiro, cinco criadores expõem um pouco do seu universo singular: os conceitos que os ocupam, as descobertas que têm feito, as metodologias e campos artísticos que têm tocado. No segundo, quatro coreógrafas com larga experiência no ensino da dança em diferentes paisagens humanas apresentarão o seu testemunho: a dança na formação das crianças, o contacto com comunidades remotas e minorias étnicas, a dança enquanto promotora de bem-estar em pessoas com doenças físicas.

 

A investigação em dança na perspetiva dos criadores
Oradores Lígia e Andresa Soares (bailarinas e coreógrafas), Pedro Ramos (coreógrafo e professor), Sónia Baptista (bailarina e coreógrafa), Vania Rovisco (bailarina e coreógrafa) Moderadora Paula Varanda (coreógrafa e investigadora)

 

A experiência da dança em diferentes comunidades humanas
Oradores Aldara Bizarro (bailarina e coreógrafa), Margarida Bettencourt (coreógrafa e professora), Sílvia Real (bailarina e coreógrafa), Sofia Neuparth (coreógrafa e professora) Moderador Ezequiel Santos (ex-bailarino, psicólogo)

Anchored in the artistic and social reality of a population, this first experimental edition of the Cumplicidades Festival is a meeting place for the equal and the different, the inhabitants of the same historical community. Memory is the festival's central concept, with leading figures from the last 30 years taking part in the programme's different formats: performances, workshops, lectures and guided tours.