Os peregrinos são pessoas que resolvem fazer uma profunda reflexão sobre si mesmos em movimento.
Há uma postura de solidão e sacrifício, numa procura de um pensamento para o homem de hoje.
São espaços criados pelo peregrino em movimento.
"Espaços limite, neutros, onde as normas e os preceitos se diluem na fronteira entre a vida civilizada e o mundo selvagem..." (In prefácio Cais Oeste de Bernard-Marie Koltès by Ernesto Sampaio).
Constrói-se a possibilidade de um encontro entre estas pessoas em movimento/peregrinas e estas pessoas constroem um pensamento solidário e coletivo.
"E agora? Por onde? Como? Meu Deus! Por aqui?" (In Cais Oeste de Bernard-Marie Koltès)
Miguel Moreira
Miguel Moreira, fundador e diretor do Útero, estreou-se na encenação em 1997 no Teatro O Grupo. Trabalhou no coletivo Olho, no Teatro O Bando e com, entre outros, João Brites, João Garcia Miguel, Paulo Castro, Demarcy Mota, Carlos Afonso Pereira, Ana Nave, Tiago Rodrigues, Teatro Praga, Joaquim Benite, Vera Mantero, Olga Roriz, Rui Horta, Ana Borralho e João Galante. Colaborou com a Orchestrutopica e com Pedro Carneiro. Trabalhou em cinema e em televisão. As suas criações recentes assumem definitivamente o lugar do corpo e da coreografia. Tem desenvolvido a sua pesquisa em colaboração com os bailarinos Romeu Runa, Catarina Félix e Sandra Rosado. Criou com Romeu Runa The Old King, que teve presença na Programação Oficial do Festival de Avignon.