Depois de receberem Béla Pintér, tg STAN e Vera Mantero em simultâneo nas suas salas, o Teatro Maria Matos e a Culturgest apresentam agora um programa duplo de espetáculos que revela ao público lisboeta o premiado autor e encenador argentino Mariano Pensotti.
El pasado es un animal grotesco narra a história de quatro personagens ao longo de 10 anos, de 1999 a 2009, tendo como pano de fundo uma Argentina de profundas transformações económicas e sociais. Através de fragmentos breves e intercalados, contam-se as vidas de quatro pessoas de Buenos Aires desde os 25 aos 35 anos, o momento em que deixamos de ser quem achamos que vamos ser e nos transformamos em quem realmente somos. Cada história é multiplicada em muitas outras e os quatro atores, encerrados num palco giratório, empreendem a heroica tarefa de narrar os diferentes episódios e situações, dando vida a várias personagens. Uma megaficção entre a Nouvelle Vague e as narrativas desmesuradas do século XIX, contada com recursos cénicos mínimos.
A peça é uma tapeçaria comovente de experiência humana; o passado pode mesmo ser um animal grotesco, mas Pensotti e os seus engenhosos colaboradores domaram-no e treinaram-no.
David Cote
Time Out, janeiro de 2012