Arquivo

2015


CONFERÊNCIAS
Conversas à Volta de Dinheiro, Amor e Virtude: A Caminho de um Ideal Imaginado
com Maria José Pereira
destaque
John Constable (1776-1837). Cloud study, 1822 · The Samuel Courtauld Trust, The Courtauld Gallery, LondresVER IMAGEM
TER 10, 17, 24 DE NOVEMBRO E SEX 4 DE DEZEMBRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

Como é que dinheiro, amor e virtude estão interligados? O dinheiro proporciona-nos bem-estar material. É o elemento vital da economia, através do qual a sociedade organiza as suas necessidades materiais. Uma boa governação, pautada pela virtude, permite cuidar de todos. Para os gregos, amizade era "a coroa da vida e a escola da virtude." Por isso, dinheiro, amor e virtude não são estranhos nem opostos entre si. Prosperam juntos! Representando várias dimensões da nossa vida, partilham em nós um fundamento comum.

Neste ciclo de conversas, discutimos os desenvolvimentos financeiros dos últimos anos. Apreciamos as perspetivas humanísticas dos grandes pensadores, vivos ou não, contrastando-os com a abordagem meramente instrumental do nosso mundo. Observamos que o pressuposto vigente do egoísmo do ser humano ajuda a criar um mundo de trevas. As ciências desmentem cada vez mais esta visão e retratam o ser humano como empático e capaz de altruísmo.

No mundo económico e financeiro, onde temos vivenciado desilusões e grandes mudanças, sentimo-nos perdidos e sem esperança perante os cenários apresentados para o futuro. Somos inundados com dados e informação, mas não somos incentivados a assimilá-los através de reflexão, à qual os neurocientistas dão grande importância. Ao refletirmos sobre o significado de ser humano, e por via da discussão e de ações que visem o bem, podemos construir juntos um mundo onde dinheiro, amor e virtude ajam em sintonia e não em desacordo.

Maria José Pereira, junho 2015

 

Com uma longa carreira internacional no meio financeiro, Maria José Pereira, de há uns anos a esta parte, tem refletido sobre os caminhos que conduziram à atual realidade económica e financeira e sobre alternativas mais humanas ao modelo dominante. O resultado da sua profunda, fundamentada e original reflexão constam do livro que publicou em abril deste ano, A Banker Reflects on Money, Love and Virtue. Neste ciclo de conversas partilha as suas ideias connosco e com convidados.

 

Ter 10 de novembro

Reflexão sobre Dinheiro, Amor e Virtude

 

 

 

Ter 17 de novembro

Dinheiro: Sustenta ou Destrói?

 

 

 

Ter 24 de novembro

Amor e Virtude

 

 

 

Sex 4 de dezembro

Aprender do Passado para Inventar o Futuro: um Ideal Imaginado.
Com a participação de Maria Filomena Molder, Emílio Rui Vilar e João Lobo Antunes

 

How are money, love and virtue linked together? Money brings us material well-being. Virtuous governance makes it possible to look after everyone. For the Greeks, friendship was "the crown of life and the school of virtue". So, money, love and virtue are no strangers to one another. They have a common foundation and prosper together! This cycle of talks looks at recent financial developments, from the humanistic perspectives of the great thinkers (past and present), reflecting on what it means to be human and discussing ways to build a world where money, love and virtue are in perfect harmony.