Maria João e Mário Laginha mantêm, há mais de vinte anos, uma fecunda colaboração artística, que tem produzido discos e concertos de exceção. Em Portugal e no estrangeiro foram centenas os concertos que realizaram juntos. E gravaram mais de uma dúzia de álbuns.
Qualquer deles artista grande, com carreira própria, está sempre em renovação. A música que juntos criam foge às classificações. Embora o jazz, a música improvisada, seja o seu principal alimento, integram influências diversas, de que resulta uma linguagem musical inconfundível e extremamente sedutora. Formam, sem dúvida, o duo português mais duradouro e mais justamente famoso da música improvisada. Aqui e no estrangeiro. Gozam do favor do público e do entusiasmo da crítica
Neste concerto, integrado nas comemorações dos 40 anos do Provedor de Justiça, Maria João e Mário Laginha vão percorrer temas que constam de discos que gravaram desde 1996. Vão interpretar canções do seu último álbum, Iridescente (2012), mas também dos CD's Chocolate (2008), Tralha (2004), Chorinho Feliz (2000), Cor (1998) e Fábulas (1996).