Arquivo

2016


WORKSHOPS / PALESTRA
Cumplicidades
Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa
destaque
DE SEG 7 A SEX 11 DE MARÇO
Inscrições para os workshops: geral@festivalcumplicidades.pt
Mais informações:
festivalcumplicidades.pt
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

A edição de 2016 do Festival Cumplicidades segue uma linha programática focalizada na relação dos coreógrafos com o seu tempo de investigação artística e de criação. A palavra "processos" fornecerá o núcleo temático para desenhar um programa distribuído por espetáculos, workshops e palestras: meios através dos quais os autores explicitarão os seus métodos e reflexões, assim como comunicarão os paradigmas ou bases teóricas que fundamentam a sua linha de trabalho.

É uma proposta que se configurou a partir dos encontros e dos diálogos entre pares resultantes da edição zero. Deste modo, embora o Cumplicidades apresente objetos estéticos finalizados na sua proposta de comunicação com as audiências, a nossa preocupação é enquadrá-los na sua singularidade processual. Simultaneamente, o pensamento em torno da dança contemporânea terá um tempo mais alargado já que os momentos de debate público traduzirão as conversas levadas anteriormente a cabo entre criadores e investigadores ao longo da semana.

Trata-se de promover um lugar de partilha entre coreógrafos e de divulgar propostas contemporâneas de âmbito experimental e para as quais existem públicos, conforme verificámos pelo êxito que a edição zero alcançou. Cremos que a edição de 2016 continuará a ligar os artistas e a cidade de Lisboa.

Ezequiel Santos

 

 

Workshop "Práticas de Libertação"

com Joana Von Mayer Trindade

Seg 7, ter 8 de março
Das 15h às 18h · Sala 5

Será dada neste workshop uma importância central ao lado mais negro da demonização do outro e da sua exclusão: o anjo de uns torna-se o diabo, ou demoníaco dos outros, da cultura que vem a seguir e que oprime, promovendo uma reflexão sobre a colonização sucessiva dos anjos de outros povos, que passam a ser os nossos demónios, nomeadamente os da Diáspora Africana, que nos tocam particularmente.

JvMT & HCC

Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.


Workshop "Transmissão de Performance"

com Vânia Rovisco

Seg 7 a sex 11 de março
Das 15h às 19h · Sala 6

Este workshop servirá para transmitir a performance que a intérprete irá apresentar no âmbito do Cumplicidades com o intuito de que os participantes integrem também o espetáculo.

Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.

 

Palestra com Rafael Alvarez integrada no ciclo de palestras "O Meu Processo"

Qui 10 de março · 18h
Sala 2 · Entrada gratuita

Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes de cada sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo por pessoa: 2 senhas.

No ciclo de palestras, pretendemos dar ao público a oportunidade de participar em conversas onde são partilhadas visões e experiências sobre teorias e processos criativos postos em prática pelos artistas nos mais diversos trabalhos. Esta conversa está a cargo de Rafael Alvarez, performer, coreógrafo e figurinista, que desde 1997 desenvolve projetos nas áreas da dança contemporânea, performance e dança inclusiva.

 

The 2016 Cumplicidades Festival focuses on the relationship between choreographers and their time. The word "processes" is the core theme in this programme of shows, workshops and lectures, enabling authors to explain the methods and theory behind their work. Cumplicidades presents finalised aesthetic objects, but our main concern is to fit these into their singular processes, listening to creators and researchers discussing their particular métiers, while also disseminating more experimental contemporary proposals, for which there definitely exist audiences, as proved by last year's festival.