A edição de 2016 do Festival Cumplicidades segue uma linha programática focalizada na relação dos coreógrafos com o seu tempo de investigação artística e de criação. A palavra "processos" fornecerá o núcleo temático para desenhar um programa distribuído por espetáculos, workshops e palestras: meios através dos quais os autores explicitarão os seus métodos e reflexões, assim como comunicarão os paradigmas ou bases teóricas que fundamentam a sua linha de trabalho.
É uma proposta que se configurou a partir dos encontros e dos diálogos entre pares resultantes da edição zero. Deste modo, embora o Cumplicidades apresente objetos estéticos finalizados na sua proposta de comunicação com as audiências, a nossa preocupação é enquadrá-los na sua singularidade processual. Simultaneamente, o pensamento em torno da dança contemporânea terá um tempo mais alargado já que os momentos de debate público traduzirão as conversas levadas anteriormente a cabo entre criadores e investigadores ao longo da semana.
Trata-se de promover um lugar de partilha entre coreógrafos e de divulgar propostas contemporâneas de âmbito experimental e para as quais existem públicos, conforme verificámos pelo êxito que a edição zero alcançou. Cremos que a edição de 2016 continuará a ligar os artistas e a cidade de Lisboa.
Ezequiel Santos
Workshop "Práticas de Libertação"
com Joana Von Mayer Trindade
Seg 7, ter 8 de março
Das 15h às 18h · Sala 5
Será dada neste workshop uma importância central ao lado mais negro da demonização do outro e da sua exclusão: o anjo de uns torna-se o diabo, ou demoníaco dos outros, da cultura que vem a seguir e que oprime, promovendo uma reflexão sobre a colonização sucessiva dos anjos de outros povos, que passam a ser os nossos demónios, nomeadamente os da Diáspora Africana, que nos tocam particularmente.
JvMT & HCC
Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.
Workshop "Transmissão de Performance"
com Vânia Rovisco
Seg 7 a sex 11 de março
Das 15h às 19h · Sala 6
Este workshop servirá para transmitir a performance que a intérprete irá apresentar no âmbito do Cumplicidades com o intuito de que os participantes integrem também o espetáculo.
Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.
Palestra com Rafael Alvarez integrada no ciclo de palestras "O Meu Processo"
Qui 10 de março · 18h
Sala 2 · Entrada gratuita
No ciclo de palestras, pretendemos dar ao público a oportunidade de participar em conversas onde são partilhadas visões e experiências sobre teorias e processos criativos postos em prática pelos artistas nos mais diversos trabalhos. Esta conversa está a cargo de Rafael Alvarez, performer, coreógrafo e figurinista, que desde 1997 desenvolve projetos nas áreas da dança contemporânea, performance e dança inclusiva.