Arquivo

2016


MÚSICA
Quinteto Lisboa
 
destaque
(pormenor)VER IMAGEM
SEX 8 DE ABRIL
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
18€ · Jovens até aos 30 anos
e desempregados: 5€
(não há outros descontos)
M6
Apresentação
Quinteto Lisboa

Folha de sala (pdf)
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Voz Maria Berasarte Voz Paulo de Carvalho Guitarra clássica José Peixoto Guitarra acústica João Gil Baixo Fernando Júdice

O Quinteto Lisboa é um projeto musical que nasceu da amizade e do trabalho conjunto de muitos anos de dois grandes nomes da música popular portuguesa: João Monge (autor) e João Gil (compositor), ambos fundadores da Ala dos Namorados. A eles juntaram-se dois dos músicos que fizeram parte dos Madredeus, José Peixoto (guitarrista) e Fernando Júdice (baixista). As vozes são de Maria Berasarte e de Paulo de Carvalho. Segundo os seus criadores, "não é um projeto de fado, mas o Quinteto jamais existiria se não houvesse fado".

Procuram dar uma alma nova à canção de Portugal, considerada património de todos, levando cantores e intérpretes a encontrar o melhor que ela tem e indo para além dela.
Em 2012 apresentaram-se, em setembro, na Culturgest. Demonstrando como o objetivo prosseguido foi muito bem alcançado e como a música que fazem é bela.
Maria Berasarte é uma cantora nascida no País Basco e cujo primeiro álbum foi considerado pela crítica portuguesa como o melhor disco de fado gravado por uma voz estrangeira.
Paulo de Carvalho, toda a gente conhece. Pelo menos quem era adulto em 1974. Não é um fadista, embora componha e cante fado. A sua voz tão dotada e a qualidade da sua interpretação integram-se harmoniosamente no projeto. Do conjunto das contribuições de músicos cheios de talento resulta o som singular da banda.
É motivo de satisfação para a Culturgest que o Quinteto queira iniciar aqui o lançamento do seu primeiro álbum, editado no final de março deste ano. Concerto e disco merecem ser ouvidos. É muito boa música e o fado está lá. Ao vivo é diferente da gravação. São duas coisas, uma não é a outra. Ambas são boas.

Quinteto Lisboa was born from the longstanding friendship between two great names from Portuguese popular music: ex-Ala dos Namorados João Monge (author) and João Gil (composer), later joined by ex-Madredeus José Peixoto (guitar) and Fernando Júdice (bass), with vocals by the Basque-born fado singer Maria Berasarte and the well-known Paulo de Carvalho. Together, these musicians create the quintet's unique sound. "It is not a fado project, but the quintet wouldn't exist if there were no fado." Culturgest is proud to welcome them for the launch of their first album, due for release in March.