Arquivo

2016


MÚSICA
Söndörgő
 
destaque
(pormenor)VER IMAGEM
SEX 13 DE MAIO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
18€ · Jovens até aos 30 anos
e desempregados: 5€
M6
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Lead tambura, tambura samica, derbuka, voz, tambura alto Áron Eredics Kontra tambura, trompete, voz Benjamin Eredics Clarinete, saxofone, kaval, tambura, tambura alto, voz Dávid Eredics Acordeão, flauta pastoril, hulusi, tambura alto, tambura violoncelo Salamon Eredics Tambura contrabaixo, tambura violoncelo, tapan, voz Attila Buzás

Söndörgő é uma banda formada por três irmãos e um primo de apelido Eredics e um amigo contrabaixista com quem tocam desde os tempos do secundário.

Praticam a música tradicional dos eslavos do Sul, sérvios e croatas, que permanece viva em pequenas comunidades da Hungria, a maior parte delas isoladas e instaladas ao longo do Danúbio. Essa música foi estudada e repertoriada pelo compositor Béla Bartók e pelo etnógrafo Tihamér Vujicsics, duas celebridades que se dedicaram ao estudo da música popular da Hungria.

Não admira que os membros do grupo se tenham dedicado a pesquisar, fazer os arranjos e apresentar em concertos estas canções. Nasceram numa pequena cidade perto de Budapeste com uma longa tradição sérvia, de uma família com um apelido provavelmente croata, e com sangue eslavo, austríaco, ucraniano e judeu. O pai dos três irmãos tocara na banda dirigida por Vujicsics.

Em contraste com a música popular húngara mais conhecida, em que o violino é o instrumento mais importante, os Söndörgő, respeitando a tradição, usam o tambura, uma espécie de bandolim provavelmente de origem turca e característico dos sérvios e croatas. Cordas dedilhadas, com participação do saxofone e do acordeão. A música é de uma extrema beleza e os membros dos Söndörgő exímios executantes.

Até agora gravaram dois discos, um em 2011 e o segundo em 2014, colocado na lista dos melhores álbuns desse ano de world music. E têm percorrido a Europa em festivais e concertos.

A Culturgest persiste em dar a conhecer ao público música tradicional magnífica, quase desconhecida no nosso país (o advérbio está aqui por cautela), interpretada por instrumentistas que juntam um enorme respeito pela tradição a uma execução perfeita.

Söndörgő are three brothers, a cousin, and a bass-playing friend, who have been together since secondary school, playing the traditional music of southern Slavs, Serbs and Croats, studied by Bartók and ethnographer Tihamér Vujicsics and kept alive in small Hungarian communities along the Danube. In this music the violin of popular music has been replaced by the tambura, a kind of mandolin typical of Serbs and Croats, as well as the saxophone and accordion, to produce truly beautiful music. Yet another example of Culturgest's insistence on offering audiences the best traditional world music.