Arquivo

2016


DIÁLOGOS Cancelado
A Vida Conversada
com D. Manuel Clemente e João Lobo Antunes
destaque
Rui Chafes. Despertar, 2004 · Fotografia © Alcino Gonçalves (pormenor)VER IMAGEM
Cancelado
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

D. Manuel Clemente Cardeal-Patriarca de Lisboa

João Lobo Antunes Professor Emérito da Universidade de Lisboa

 

Moderador: Vítor Gonçalves

 

Manuel Clemente e João Lobo Antunes, duas figuras distintas da cultura portuguesa contemporânea – ambos recipientes do Prémio Pessoa – decidiram refletir em conjunto sobre quatro temas apaixonantes do mundo contemporâneo. Irão fazê-lo sob uma das formas mais antigas de interpelar a inteligência: através de um diálogo público, liberto de preconceitos ou anteolhos ideológicos, expondo os seus pontos de vista frente a uma audiência que com eles partilhe a mesma inquietação intelectual.

O primeiro dos temas escolhidos é o "Sentido da Vida", na medida em que esta transcende as contingências do acaso biológico, e define a circunstância de cada um e o seu destino.

O segundo, está próximo do debate candente sobre a morte e as duas verdades que encerra e que o ditado latino tão simplesmente resume: "mors certa, hora incerta". O título é propositadamente ambíguo: "O (des)conhecimento da morte".

O terceiro diálogo é um olhar simultaneamente horizontal e profundo, bem enraizado nas lições da História, iluminado pela luz necessariamente velada de um futuro apenas imaginado, sobre a humanidade como objeto político. Será inspirado por uma filosofia que teima em não esquecer a centralidade do Homem. Chama-se a "Humanidade como política".

Finalmente, os dois participantes regressam ao mundo que foi e é o seu, e onde labutaram ao longo de várias décadas: "O conhecimento – a ciência, a filosofia, a arte", e o modo como a modernidade os foi moldando, como abalou ou consolidou a sabedoria e os milagres do espírito.

Aos quatro diálogos seguir-se-á um período de debate com a audiência moderado pelo jornalista Vítor Gonçalves, que foi o anfitrião de uma série de programas televisivos em que os dois intervenientes participaram.

 

 

Canceled

In a public dialogue, without ideological preconceptions, Manuel Clemente and João Lobo Antunes reflect on four exciting contemporary themes: the "Meaning of Life", insofar as it transcends biological chance and determines our fate; "What we (don't) know about death ("mors certa, hora incerta"); "Humanity as politics" or the lessons of History about humankind, illuminated by the light of an imagined future; and finally "Knowledge – science, philosophy, art" or the way that modernity has shaped the miracles of the mind. Each dialogue is followed by a public debate chaired by Vítor Gonçalves.