A 14.ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema é marcada pela retrospectiva integral de Peter Watkins – autor fulcral no panorama do documentário moderno, precursor do docudrama e realizador de War Game (vencedor do óscar de Melhor Documentário em 1966). A Retrospectiva Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba, com curadoria de Michael Chanan e em parceria com o Museo Reina Sofía, mostra-nos um olhar sobre o cinema produzido em Cuba entre 1959 e 1972. Contrapondo o trabalho da nova vaga de documentaristas cubanos surgida nos anos 60 – que tem em Santiago Alvarez a sua figura central – com as obras de cineastas estrangeiros – destaques para Agnès Varda, Chris Marker e Joris Ivens. Da Terra à Lua – é a nova secção do Doclisboa que vai estrear fora de competição filmes de realizadores chave (Wang Bing, Avi Mograbi, entre outros) em diálogo com um conjunto de obras que nos trazem o nosso presente colectivo nos seus diferentes lugares. Heart Beat, uma das secções mais queridas do Doclisboa, até aqui dedicada à música e artes performativas, abre este ano o leque também a outras artes e Verdes Anos passa a ter uma competição e júri próprios. No centro da programação, encontram-se as Competições Portuguesa e Internacional, tendo o Doclisboa sido seleccionado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences para a pré-nomeação de candidatos aos ÓSCARES®. Este o ano o festival dá continuidade às secções Cinema de Urgência e Riscos, onde apresenta um pequeno foco de filmes de correspondência, e ao laboratório de actividades profissionais Arché.
Doclisboa (redigido em conformidade com a norma anterior ao Acordo Ortográfico de 1990)