Nos bastidores da Culturgest existe um mundo mágico e desconhecido. Para a montagem dos espetáculos e das exposições são necessárias semanas de preparação, o envolvimento de muitos profissionais e uma logística complexa. Tudo se passa em espaços a que o público normalmente não tem acesso, usando equipamentos sofisticados.
Desde 2014 que ocasionalmente abrimos as portas deste mundo para que todos possam conhecer a sala de montagem das galerias, o palco do Grande Auditório e os camarins, ficando com uma visão geral como se montam as exposições e se fazem os espetáculos.
Em novembro passado quisemos ir um pouco mais longe. Aproveitando o mote do Ano Internacional da Luz, convidámos o público a uma visita temática sobre a iluminação. Esta abordagem focada numa área específica revelou-se muito cativante, permitindo um olhar diferente e mais aprofundado dos bastidores. Este ano iremos usar o mesmo modelo de visita, mas desta vez centrada no som.
Nas Galerias falaremos das obras sonoras, a forma como são montadas e os cuidados a ter na acústica dos espaços em que são expostas.
No palco do Grande Auditório poderá ouvir efeitos de distorção e de espacialização sonora, saber como é feita a captação e amplificação dos instrumentos e colocar-se em cena no lugar do artista.